Muito se engana quem acredita que trabalhar por conta própria exclui a necessidade da contratação de um contador. Para o freelancer essa função pode ser de muita importância, uma vez que pode ser difícil controlar os valores recebidos, emissão de Nota Fiscal, imposto de renda e cuidar do gerenciamento financeiro sozinho.
Ter uma boa gestão contábil é fundamental para qualquer empresa e com o freelancer não é diferente.
Além de tornar o negócio mais profissional, com a ajuda de um contador você conseguirá enxergar melhor o retorno financeiro do seu trabalho, bem como ter melhor noção dos tributos envolvidos em suas atividades e precificar melhor seus jobs.
A seguir selecionamos quatro dicas que podem te ajudar a se regularizar e profissionalizar como Freelancer:
- Cadastre-se no MEI
Se você como freelancer fatura até R$ 60 mil reais no ano, você se enquadra como um micro empreendedor individual, podendo optar por essa nomenclatura para se regularizar como pequena empresa.
A principal vantagem em se cadastrar nesta categoria é ter acesso a um CNPJ, podendo com ele emitir notas fiscais, abrir contas pessoa jurídica (que geralmente possui melhores taxas), sem contar as oportunidades de trabalho que poderão surgir de empresas que só contratam freelas com CNPJ.
- Tenha um fluxo de caixa
Existem ferramentas disponíveis na internet especialmente para empreendedores que podem te ajudar a organizar melhor suas entradas e saídas, como planilhas e workflows.
Busque por ferramentas que poderão tornar seu trabalho de gestão mais simples para que você consiga manter tudo sob controle.
- Tenha metas
Ter metas te ajudará a alavancar seu negócio e enxergar alguns passos à frente.
Defina o que for importante para você, como:
- Aumentar número de clientes
- Aumentar sua receita em x%
- Fazer investimentos (financeiros ou no seu próprio negócio)
- Etc
Mesmo que o seu trabalho como freelancer seja uma forma de “renda extra”, é importante que as metas sejam traçadas, assim você lida com mais seriedade e pode se surpreender com seus ganhos.
- Contrate um contador
Se você percebeu que o negócio está aumentando, que você já não está mais dando conta de toda a operação por conta própria, se seus ganhos estão beirando o limite do MEI, talvez seja a hora de pensar em terceirizar algumas tarefas.
É normal que quando a empresa cresça você tenha menos tempo disponível para realizar tarefas que não sejam de gestão.
Fazer o acompanhamento do financeiro, que também se tornou mais complexo, é uma das tarefas que podem ser executadas por um contador.
Até mesmo a alteração do seu registro de MEI para uma outra categoria que se enquadre melhor no seu momento atual, contratação de funcionários, entre outras.
Se você já está nesse patamar, parabéns! Converse com nossos especialistas e veja como podemos lhe ajudar a tornar sua empresa mais profissional e garantir que todas suas futuras decisões sejam regularizadas.