Como proprietário de uma empresa, é sua responsabilidade fazer tudo ao seu alcance para limitar o risco e manter o funcionamento da empresa sem problemas. Mas como você limita a possibilidade de uma ação judicial para garantir a continuidade dos negócios?
Ninguém pode controlar todas as eventualidades, mas existem cinco ações que você pode tomar hoje para proteger sua empresa de ser processada amanhã.
1. Registre sua empresa
As empresas muitas vezes começam como um hobby e acabam se desenvolvendo rapidamente. Na verdade, meu escritório de advocacia começou como uma atividade secundária fora do meu trabalho regular e, conforme eu fornecia serviços jurídicos para um punhado de clientes iniciais, mais clientes começaram a me procurar em busca de serviços jurídicos. Eu sabia que, se quisesse realmente dar o salto e largar o emprego para me concentrar no meu próprio negócio, teria de tornar isso oficial
Existem três razões principais pelas quais é importante registrar sua empresa:
- Registrar sua empresa no estado legitima sua empresa para você e seus consumidores. Os clientes ou clientes são mais propensos a trabalhar com alguém que dirige seus negócios como uma empresa, em vez de alguém que o dirige como um hobby ou segundo emprego. Uma empresa registrada fornece credibilidade e mostra ao consumidor que você leva seu trabalho a sério.
- O registro de sua empresa também permite que você se inscreva para obter subsídios e empréstimos. Como proprietários de pequenas empresas, todos temos o objetivo de crescer e expandir nossos negócios. Para isso, precisamos de dinheiro, e os pedidos de subsídios e empréstimos quase sempre exigem que sua empresa seja registrada.
- Ter uma empresa registrada permitirá que você receba um número de identificação do empregador, o que significa que você pode abrir contas bancárias para empresas.
E isso me leva ao próximo ponto essencial.
2. Estabeleça contas bancárias comerciais
Você pode ter iniciado seu negócio com fundos pessoais, mas é importante criar imediatamente uma conta bancária separada para sua empresa. Principal motivo: ajuda a proteger o seu dinheiro pessoal se alguém decidir entrar com um processo contra a sua empresa. Se você não tiver uma conta em um banco comercial, terá que usar seus fundos pessoais para pagar quaisquer danos.
As contas bancárias comerciais também permitem que você controle as despesas e crie um orçamento para o seu negócio. Já trabalhei com muitos proprietários de empresas que não tinham contas bancárias separadas. Quando analisei seus extratos bancários, havia cobranças de mantimentos, viagens de Uber e férias, combinadas com despesas comerciais legítimas, como aluguel de escritório e suprimentos.
Quando você mistura finanças pessoais e comerciais, fica mais difícil estabelecer quais compras são feitas para a empresa ou para você mesmo, e isso pode levar a menos deduções fiscais.
3. Use contratos sólidos
Os contratos são a força vital de todos os negócios. Um bom contrato estabelece os termos do acordo entre a sua empresa e o seu cliente e protege-o caso surja um problema.
Um erro comum que vejo entre os proprietários de pequenas empresas, especialmente os proprietários de novos negócios, é que eles relutam em fazer acordos por escrito. Costumo ouvir que eles temem que um contrato por escrito ofenda a outra parte ou que não prevejam o surgimento de quaisquer problemas. Mas, como um relógio, sempre surge um problema ou questão; é importante estar preparado para essas questões.
Um acordo de aperto de mão oferece à sua empresa proteção absolutamente zero. Certa vez, tive um cliente que fez um acordo para fornecer um serviço a um amigo. Meu cliente decidiu que não precisava de um contrato porque era amigo, nada de ruim aconteceria.
Mas, como previa a Lei de Murphy, o amigo não ficou satisfeito com o serviço do meu cliente e começou a fazer exigências ridículas para compensar sua insatisfação. Meu cliente e seu amigo nunca discutiram o que aconteceria se algo desse errado e, claro, nunca escreveram seu acordo. Então, quando meu cliente veio até mim, não havia muito que eu pudesse fazer por eles.
Um advogado pode redigir um contrato sob medida para sua empresa e suas necessidades, de forma que, se surgir um problema, sua empresa esteja protegida. Você trabalhou muito para estabelecer e expandir seu negócio apenas para deixá-lo nas mãos de um acordo de aperto de mão ou um modelo de contrato mal escrito que encontrou na Internet.
4. Registre suas marcas
É um equívoco comum que você tem que esperar até você ter uma empresa estabelecida antes de entrar com um pedido de marca registrada federalmente. O oposto é verdadeiro: quanto mais cedo você solicitar uma marca, melhor.
As marcas registradas não apenas impedem que terceiros violem sua propriedade intelectual, mas também o protegem de violar a propriedade intelectual de outras empresas.
Deixar de registrar sua marca imediatamente pode ser um erro muito caro. Certa vez, tive uma consulta com um cliente em potencial que havia construído um negócio de varejo de sucesso. Ela criou um grande logotipo com base no nome da empresa, construiu um site e gastou muito dinheiro em marketing.
Alguns anos em seu negócio, ela decidiu registrar o nome de sua empresa. Mas quando foi fazer seu pedido de marca, descobriu que havia outra empresa com exatamente o mesmo nome, prestando o mesmo serviço, que já tinha uma marca registrada. Minha cliente foi forçada a mudar o nome de sua empresa e gastar milhares de dólares renovando a marca de seu negócio.
5. Preencha os documentos de planejamento imobiliário
Ninguém gosta de pensar na própria morte ou incapacitação. Mas, assim como você faz um plano para seus filhos após partir, também precisa de um plano para o seu negócio.
Um bom plano imobiliário fará provisões para seus negócios após sua morte ou se você ficar gravemente doente. Ter um plano coloca você no controle e garante que seu negócio esteja em boas mãos.
Lembre-se de tratar sua empresa como um negócio e não um hobby. Estabelecer uma boa estrutura e base coloca você no controle e fornece proteção. E esses fundamentos permitirão que você se concentre no que você faz de melhor: administrar um negócio de sucesso.
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