Com o avanço da pandemia e sua consequente quarentena, o Home Office, que vem ganhando impulso desde a Reforma Trabalhista em 2017, ganhou forças e muitas empresas logo se adaptaram ao novo modelo de trabalho.
Hoje em dia é comum encontrar profissionais que trabalham de casa e é seguro dizer que este é o novo normal, pois muitas empresas que adotaram esse estilo de trabalho já declararam que levarão o formato para além da pandemia.
As vantagens são muitas, como:
- Flexibilidade
- Produtividade
- Redução de custos de deslocamento e refeição
- Qualidade de vida
Mas como essas empresas fizeram essa mudança?
Se você também já enxergou os benefícios do Home Office e quer adotar esse estilo de trabalho também na sua empresa, confira as dicas que selecionamos que poderão te ajudar nesse processo!
Passo a passo para implantação do Home Office
Essa mudança não precisa ser um bicho de sete cabeças, pode ser feita de forma simples e prática desde que haja boa comunicação e que a empresa e seus gestores deem o suporte necessário aos funcionários.
- Faça testes
Se seus funcionários nunca trabalharam dessa maneira, é normal que se sintam inseguros (incluindo o dono da empresa) com relação aos processos, ao distanciamento dos colegas e à entrega de resultados.
Por isso pode ser interessante fazer testes, escolhendo alguns dias da semana para que o trabalho seja realizado remotamente. Comece com um dia, depois dois e quando se sentir confiante o restante da semana.
Existe também o regime semi presencial, onde pelo menos um ou dois dias da semana os funcionários vão até a empresa para uma reunião de alinhamento ou mesmo para manter o contato com a equipe. Pode ser uma boa maneira de começar!
- Forneça as ferramentas necessárias
De nada adianta estabelecer o home office se os funcionários não possuem estrutura e ferramentas para executar seu trabalho remotamente como softwares e boa conexão de internet.
Além do alinhamento com o pessoal de TI com relação às tecnologias, forneça também os equipamentos básicos de trabalho como computador, mouse, teclado, celular quando necessário e em casos mais raros, ajuda de custo para que possam montar o escritório em casa (mesa, cadeira etc).
- Comunicação é a chave
Uma vez que você não tem acesso pessoal aos seus colaboradores, é importante que tudo esteja bem alinhado.
Para garantir que a produtividade não seja comprometida é importante criar canais de comunicação onde os funcionários se sintam confortáveis em buscar orientação quando necessário.
Realize reuniões semanais, peça feedback, envie e-mails e mantenha grupos de Whatsapp, todas essas ferramentas poderão manter a equipe unida e integrada, mesmo que à distância!
- Determine metas e objetivos
Sabemos que embora existam muitas vantagens no Home Office, é possível também que haja distrações e por isso os gestores devem estar sempre atentos e alinhados com suas equipes.
Uma boa maneira de manter os funcionários motivados e com bom desempenho, é definindo metas e objetivos que deverão ser cumpridos ao longo da semana ou do mês.
Definir metas além de mostrar claramente o que a empresa espera do funcionário, faz também com que o trabalho seja realizado de forma otimizada, com base em resultados.
- Avaliação de desempenho e resultados
Por melhor que sejam seus funcionários e por mais adaptados que estejam ao trabalho remoto, é importante realizar reuniões de feedbacks e avaliações de desempenho de forma mais constante do que com o trabalho presencial.
Abrir essa comunicação com os funcionários dará a eles a sensação de que a empresa realmente se importa, mesmo que estejam longe.
Pelo lado da empresa é igualmente importante que os resultados sejam analisados para que seja possível realizar melhorias nos processos e também avaliar se a mudança foi positiva.
Da ótica da contabilidade, se o objetivo for alterar 100% o regime de trabalho de presencial para remoto, de forma permanente, é necessário regularizar os contratos de trabalho dos funcionários. Caso seja alternado entre presencial e remoto, um aditivo já está valendo.
Essa alteração pode ser realizada com no mínimo 15 dias de antecedência e desde, é claro, que haja acordo mútuo entre as partes.
O aditivo também deve contar os termos de responsabilidade sobre equipamentos e infraestrutura necessária para a realização do trabalho, sendo o funcionário responsável pelo bom uso dos equipamentos fornecidos pela empresa.
Gostou dessas dicas? Esperamos que sim! Se você já adota o home office como regime de trabalho, conta pra gente a sua experiência nos comentários!
Se você precisa da nossa ajuda para regularizar sua empresa, conte conosco!
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