Manter o próprio negócio estável e sem dívidas é um dos principais desejos dos empreendedores frente a um mercado econômico tão desafiador e com inúmeras mudanças ocorrendo constantemente.
Ainda assim, as empresas não estão livres de contraírem dívidas com o passar do tempo, independentemente dos motivos ou do momento pelo qual o negócio esteja passando. Em uma realidade como essa, liquidar as dívidas o mais rápido possível é o melhor a se fazer.
No artigo de hoje, você vai conferir sete dicas para te ajudar a liquidar as dívidas do seu negócio. Acompanhe os tópicos com atenção e aproveite o conteúdo.
1. Entenda as suas dívidas
Analisar a real situação das dívidas do seu negócio é um ótimo ponto de partida para conseguir quitar todas elas.
Confira quais são as suas dívidas e some o valor de cada uma para chegar ao montante acumulado do déficit que a sua empresa adquiriu ao longo das atividades.
Neste cálculo, é interessante considerar o capital de giro, entendendo se ele pode cobrir as operações e manter o seu negócio ativo enquanto você quita as dívidas.
2. Compreenda os erros que causaram as dívidas
É válido perceber como o seu negócio ficou endividado para não repetir os mesmos erros e aumentar as dívidas, além de evitar que novos débitos surjam por hábitos ruins.
Empréstimos diversos, vendas insuficientes, compras excessivas e tantos outros exemplos podem contribuir para que as dívidas aumentem progressivamente.
Dessa forma, você saberá exatamente o que precisa mudar na administração da sua empresa e qual caminho deverá seguir para fugir das contas em vermelho.
3. Estabeleça um planejamento financeiro para quitar as dívidas do seu negócio
O próximo passo é criar um planejamento financeiro estratégico para que você consiga liquidar todas as dívidas do seu negócio.
Faça uma lista de prioridades sobre os pagamentos das dívidas para que as ações de pagamento sejam planejadas e estratégicas o suficiente para reequilibrar as finanças e trazer prosperidade para o empreendimento novamente.
4. Controle as movimentações financeiras
Com o entendimento claro das etapas do planejamento financeiro, você já pode começar a controlar as movimentações financeiras do seu negócio.
Afinal de contas, toda e qualquer entrada e saída de dinheiro, a partir de agora, tem de ser acompanhada de perto para que a quantia reservada para quitar as dívidas não seja utilizada de maneira inadequada.
Leia mais: Como Calcular Juros Simples Nacional em Atraso
5. Reduza todos os tipos gastos
Uma excelente dica para conseguir quitar as dívidas é reduzir todos os tipos de gastos do seu negócio, ação que está intrinsecamente vinculada ao tópico anterior.
Algumas dívidas fixas, como a folha de pagamento, são muito difíceis de serem reduzidas. Entretanto, dívidas como viagens, serviços desnecessários e inúmeras confraternizações podem receber algum tipo de corte, por exemplo.
6. Renegocie as suas dívidas
A renegociação de dívidas é uma prática bastante praticada pelos negócios para alcançarem condições facilitadas para a quitação de dívidas e você também pode seguir esta tendência.
Entre em contato com os seus credores e negocie formas de pagamento melhores para você e saudáveis para quem receberá os valores.
7. Contrate um serviço de contabilidade de qualidade
Caso você esteja encontrando dificuldades em controlar a contabilidade do seu negócio neste processo de liquidação de dívidas, uma boa dica é contratar este serviço terceirizado com empresas com qualidade comprovada no mercado.
A Advanced Contabilidade é a empresa certa para você que quer dar adeus às dívidas do seu negócio de maneira rápida e descomplicada.
Clique aqui e conheça as nossas soluções para a sua empresa.
Visite o nosso blog e confira mais artigos que nós, da Advanced Contabilidade, produzimos sobre dicas de liquidação de dívidas, contabilidade e outros assuntos relacionados.