Se você pensa em abrir seu próprio negócio, com certeza já teve que lidar com a opinião e conselhos de muitas pessoas. Existem tantas dicas para começar um novo negócio por aí que escolher quais seguir pode ser confuso e muitas vezes pode atrapalhar em vez de te ajudar nesse processo.
É certo que não existe uma fórmula mágica ou perfeita para começar um negócio. Mas uma das formas mais inteligentes de buscar informação é com pessoas que já tiveram ou tem o seu negócio e podem afirmar com mais propriedade quais são bons caminhos para seguir e quais ações você deve desconsiderar.
Por isso, com anos de experiência ajudando pessoas a erguerem seus próprios negócios e ajudando-as em sua gestão, listamos 8 dicas que com certeza te darão um empurrãozinho na direção certa para tirar o seu sonho do papel.
Dicas para começar um negócio
Abrir sua própria empresa costuma ser um processo de aprendizado contínuo. Porém, quanto mais decisões inteligentes você tomar no início, maiores serão as chances de sucesso de sua empresa. Se você tem uma ideia empreendedora, experimente estas dicas.
1. Lidar com medos e desculpas
Você nem imagina o número de pessoas sonham em se tornar empreendedoras, mas nunca o fazem. De certa forma elas se sentem sobrecarregados com suas desculpas e medo de fracassar. Dinheiro, tempo, responsabilidades, essas são apenas algumas desculpas e receios que as pessoas tem.
Para que você não entre nessa estatística, é preciso enfrentar, mesmo que a ideia de ser seu próprio patrão seja assustadora, afinal, o medo de perder pode ser maior do que o sucesso que você se enxerga alcançando. Isso é natural e todos os empreendedores de sucesso já experimentaram essa sensação em algum momento.
Se você realmente deseja abrir um negócio, precisa abordar os motivos pelos quais acha que não pode abrir um negócio e se livrar deles, um a um. Encontre uma solução para o problema, em vez de deixar que isso o impeça.
2. Questione e absorva tudo
Ouça o que os outros têm a dizer – amigos, família, especialistas e até você mesmo. Conforme você ouve e aprende, leia a linguagem corporal delas. Incentive seus ouvintes a serem honestos com você. A opinião coletiva que você obtém de seus colegas pode ser um reflexo de como os consumidores reagirão.
Não ignore o poder dos conselhos de especialistas e proprietários de empresas. Essas pessoas sabem em primeira mão o que funciona e o que não funciona. Empreendedores inteligentes aprendem com os erros que outros proprietários antes de cometer os seus próprios.
3. Não queira vender, queira solucionar
Em vez de começar pensando no que você quer vender, qual tal pensar que tipo de problema das pessoas você gostaria de solucionar? É muito mais fácil obter uma base sólida de clientes quando sua empresa está resolvendo um problema.
Escolha um nicho de mercado que você se identifica e a partir dele, tente encontrar lacunas que podem ser preenchidas pela sua ideia.
4. Considere todos os custos
Depois de começar a desenvolver sua ideia, analise detalhadamente quanto custará para você tirá-la do papel. Algumas despesas básicas que você pode ter e deve considerar são: despesas comerciais necessárias para o lançamento e operação, aluguel, suprimentos, marketing e muito mais.
Quando chegar em um determinado valor, ao menos duplique-o. Você terá custos inesperados, é melhor estar preparado quando as contas começarem a entrar.
Quando estiver pensando no custo para abrir um negócio, não se esqueça do seu orçamento pessoal. Veja quanto dinheiro você precisa para viver, incluindo aluguel, comida, gás, saúde, etc. Organize essas despesas na ordem de quais você deve pagar para aquelas que podem ser cortadas se o dinheiro acabar.
5. Imagine-se zerado
Sim, essa possibilidade existe e você deve estar preparado.
O lançamento de uma ideia de negócio malsucedida é uma realidade para muitos empresários. Mais da metade das novas empresas falham nos primeiros cinco anos de abertura. Então pergunte-se: Como você lidaria com a falta de dinheiro?
É uma boa ideia propor um plano “para o caso de acontecer o pior resultado”. Talvez você precise conseguir um emprego imediatamente ou morar temporariamente com seus pais. Você pode ter que passar sem os confortos aos quais está acostumado. Descubra como você sobreviveria se seu plano de negócios desse errado.
Observe suas fontes atuais de renda. O que você ganha com seu trabalho atual? Quanto tempo suas economias durariam se você desistisse? Que coisas inesperadas podem atrapalhar o seu plano? Prepare-se para todas as situações que podem acontecer se a ideia de negócio não der certo.
6. Não abra mão do seu trabalho, ainda.
Se você deseja iniciar um pequeno negócio, não deixe seu trabalho diário – ainda. Abrir um negócio bem-sucedida é um processo. Construa sua empresa em etapas e faça a transição gradual de funcionário a empresário.
Como novo proprietário de uma empresa, levará algum tempo para obter uma renda estável. Mantenha o seu dinheiro das nove às cinco e trabalhe nos negócios fora do horário de expediente, para que possa ganhar durante os primeiros estágios difíceis. Depois de ter uma entrada saudável de dinheiro de sua empresa, você pode lidar com a propriedade do negócio em tempo integral.
Essa é a maneira mais segura para começar um negócio, mas se você encontra-se desempregado por exemplo, a sua análise dos custos deve ser ainda mais assertiva.
7. Conheça os requisitos legais para iniciar uma pequena empresa
Começar um negócio é emocionante. Leis, infelizmente não são. Mas você precisa entender as regras que acompanham a abertura de uma empresa. Se você deixar de seguir as regulamentações governamentais, poderá enfrentar penalidades pesadas.
Desde a formação de uma estrutura legal até a configuração de um sistema de contabilidade, você deve seguir as leis. Você precisa registrar a empresa no seu estado. Você também deve cuidar das obrigações fiscais específicas da empresa. E ao contratar trabalhadores, você precisa seguir as leis de trabalho.
As regras que se aplicam a você dependem do seu estado, estrutura comercial e setor. Considere falar com um contador de empresa ao abrir sua empresa.
8. Equilibre paixão com sabedoria
Um dos ingredientes mais importantes para uma abrir um negócio de sucesso é a paixão. A paixão o levará consistentemente a melhorar seu processo para que sua empresa cresça continuamente.
Dito isso, não deixe que a paixão controle todas as suas decisões. A paixão o levará para a frente, mas o conhecimento o indicará a direção certa.
Faça pesquisas de mercado em seu setor e converse com clientes-alvo para descobrir o potencial de seu negócio. Faça perguntas a especialistas sobre como lançar uma startup. Procure profissionais que possam ajudá-lo em determinadas áreas de negócios, como consultores financeiros e advogados.
À medida que sua empresa começa a se estruturar, pense nela como dirigir um carro. Deixe sua paixão pisar no acelerador e sua mente controlar o volante. Dessa forma, você pode ter certeza da direção que está tomando e manter o impulso necessário para chegar lá.
Esperamos que essas dicas tenham sido úteis e te ajudem no seu planejamento de abrir um negócio, se precisar de apoio na área contábil, não hesite em nos chamar!