Blog

Dicas, Artigos, Insights e muito mais!

Blog

Dicas, Artigos, Insights e muito mais!

Preciso de um contador para abrir minha empresa?

Contador

Embora não exista uma lei específica que torne obrigatória a contratação de um contador para abertura de empresa, existem alguns motivos pelos quais essa contratação se faz necessária.

Motivos esses que são verdadeiras vantagens para qualquer empresário.

Neste artigo abordaremos sobre a necessidade, recomendações e motivos pelo qual um contador pode fazer toda a diferença no seu processo de abertura de empresa, boa leitura!

Afinal, preciso de um contador?

Muitas pessoas, no período de planejamento e abertura de empresa tendem a economizar em tudo o que é possível para que possam focar em investir no lugar onde ficará a empresa, maquinários, equipamentos e etc.

Uma vez que não existe obrigatoriedade, a contabilidade pode ser “alvo” dessa tentativa de economia, mas neste momento não podemos esquecer de que todo o investimento pode ser perdido se a sua empresa não estiver regular junto aos órgãos regulatórios.

Para empresas do tipo MEI, todo o processo é mais simples, acessando o Portal do Empreendedor , é possível seguir o passo a passo e conseguir seu CNPJ na hora.

Mas para empresas do tipo Simples Nacional, o processo é um pouco mais burocrático e existe uma listagem extensa de documentos (aproximadamente 70) que precisam ser enviados para à Junta Comercial a fim de se conseguir o CNPJ.

Apesar de ser possível realizar esse processo sem a ajuda de um contador, saiba que qualquer documento enviado errado, faltante ou em descumprimento com as datas, fará com que todo o processo se torne mais demorado, atrasando a abertura da sua empresa e gerando mais custos.

Neste sentido é interessante contar com a expertise de um profissional de contabilidade, que poderá tornar o processo mais simples e assertivo para você, enquanto você poderá focar em outros desafios como análise de mercado, marketing etc.

Quais as vantagens em contar com o serviço de um contador?

Como você viu, não existe uma obrigatoriedade específica na contratação do profissional, porém é necessário que todo empreendedor tenha um serviço de contabilidade mensal, onde repassará as informações de movimentação, impostos e contratação de funcionários para órgãos regulatórios.

Neste sentido, entende-se que um contador será a garantia de que tudo isso seja feito da forma correta, dentro dos prazos estabelecidos e das exigências da lei, gerando:

  • Economia de tempo: Com certeza um profissional capacitado levará menos tempo para realizar as atividades contábeis da sua empresa do que se você fizer por conta própria.
  • Economia de dinheiro: Quando falamos em economia de dinheiro dentro da realidade de uma empresa, muito queremos nos referir aos impostos pagos pela mesma. Somente um contador poderá, com sua experiência, identificar em qual classificação de atividade e regime tributários sua empresa se enquadra, essa decisão é fundamental para que você pague os impostos certos.

Leia também: Quais as vantagens da contabilidade digital?

Após a abertura da sua empresa, o contador poderá te ajudar com:

  • Questões Trabalhistas: Fechamento de folha, contratação e rescisão de funcionários, pró-labore e etc.
  • Questões Fiscais: Cálculo de impostos, guias de pagamento, balanços patrimoniais etc.
  • Questões contábeis: Movimentação financeira, demonstrativos contábeis e demais documentos que podem prejudicar a empresa se não estiverem em ordem.

Agora que você já entendeu o quanto um contador pode ser útil para a sua empresa, independente de participais do processo de abertura da mesma, confira nesse post como escolher um bom escritório de contabilidade!

Você já conhece a contabilidade digital? Neste outro artigo você pode ver as vantagens da contabilidade digital para o seu negócio!

Gostou dessas dicas? Conheça a Advanced Contabilidade, fale com nossos especialistas e poderemos tirar todas as suas dúvidas com relação à abertura de empresa e os serviços que oferecemos!