Quando abrimos uma empresa, colocamos muitas expectativas, muito trabalho, suor e investimentos, na esperança de sermos retribuídos com satisfação pessoa, profissional e claro, lucro.
Porém, muitas vezes, empresários despreparados tendem a subestimar a importância da legalização da empresa e de um profissional da área contábil que poderá auxiliar nesse processo, resultando no pagamento de multas, perda de benefícios, entre outros prejuízos.
O empreendedor ético sabe que a ilegalidade não é o caminho para o sucesso, embora seja um processo demorado devido à burocracia brasileira, já temos aqui no nosso blog artigos sobre Alvará de Funcionamento e o registro na Junta Comercial, ambos podem te auxiliar neste processo de legalização.
Neste artigo traremos 5 vantagens que te farão ter a certeza de que trabalhar dentro da lei, com a ajuda de pessoas que entendem do assunto, vale muito a pena!
- Direito à Previdência Social
Uma empresa legalizada recolhe os valores relativos à direitos trabalhistas e tributários, dando aos colaboradores o direito à Previdência Social, evitando o ajuizamento de demandas trabalhistas e pagamento de multas.
- CNPJ regular
O CNPJ é como um documento de identidade da empresa, utilizado em muitas de suas transações e sua consulta é gratuita, ou seja, até mesmo os clientes têm acesso à informação, prejudicando a sua imagem no mercado.
- Proteção do patrimônio pessoal
Uma empresa que não está legalizada coloca em risco o patrimônio tanto da empresa quanto pessoal, do dono e dos sócios.
Modalidades como Eireli e LTDA são as únicas que proporcionam maior proteção ao patrimônio do empresário.
- Possibilidade de participar de licitações
Um dos maiores compradores do mercado é o Poder Público, fazendo negócios através das licitações.
Entretanto, um dos requisitos para participar dessas licitações é estar com a empresa legalizada, recolhendo impostos e CNPJ regular.
- Economia de impostos
Ao abrir sua empresa, no processo de regularização, você escolherá o regime tributário que for mais favorável à sua atividade, com o auxílio de um contador você poderá escolher a melhor opção e assim recolher apenas os impostos necessários.
A emissão de Nota Fiscal por exemplo pode significar uma economia de até 51% do valor de impostos totais a serem cobrados no período de um ano.
Por outro lado, na falta da legalidade, o não pagamento de impostos podem incorrer em multas e processos.
Esperamos que você tenha certeza de que o caminho da legalidade é sempre a melhor escolha nesse momento de abertura de empresa.
Conte com o auxílio de nossos especialistas contábeis para te auxiliar em todo o processo!