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Guia para empreendedores: Como definir o preço do seu produto

Como definir o preço?

Peça às pessoas que paguem muito pelo seu produto ou serviço e elas pararão de comprar. Peça muito pouco e sua margem de lucro cairá ou os clientes presumirão que seu produto é de baixa qualidade.

Essa dúvida é a realidade de muitos empreendedores no Brasil, como precificar corretamente seu produto ou serviço, sem assustar os clientes, mas ainda sim mantendo uma margem de lucro saudável para que eu possa continuar me desenvolvendo?

O ‘preço ideal’ considera todos os seus custos e maximiza suas margens, ao mesmo tempo em que permanece atraente para os clientes. 

Pensando nessa dificuldade, reunimos aqui algumas dicas essenciais para você aprender a precificar bem o seu produto ou serviço.

Veja como definir seus preços:

  1. Conheça a fundo o seu mercado

Você precisa descobrir quanto os clientes pagarão, bem como quanto cobram os seus concorrentes. Você pode então decidir se vai igualá-los ou vencê-los. No entanto, simplesmente combinar um preço é perigoso – você precisa ter certeza de que todos os seus custos – diretos e indiretos – estão cobertos.

  1. Escolha a melhor técnica de precificação

O preço de custo acrescido envolve a adição de uma porcentagem de mark-up aos custos; isso vai variar entre produtos, negócios e setores. O preço baseado no valor é determinado pelo valor que seus clientes atribuem ao seu produto. Decida qual é sua estratégia de preços antes de fazer o cálculo.

  1. Calcule seus custos

Inclua todos os custos diretos, incluindo dinheiro gasto no desenvolvimento de um produto ou serviço. Em seguida, calcule seus custos variáveis ​​(para suprimentos e materiais, embalagens e assim por diante) – quanto mais você faz ou vende, mais altos serão. Calcule que porcentagem de seus custos fixos (despesas gerais como aluguel, taxas e salários) o produto precisa cobrir. Some todos esses custos e divida pelo volume de produção ou no caso de serviços, pense nos custos da mão de obra divididos pelos dias trabalhados e todas as demais variáveis, assim conseguirá encontrar o seu preço ideal.

  1. Considere o preço de custo acrescido

Você precisará adicionar uma margem ou um mark-up ao seu ponto de equilíbrio. Isso geralmente é expresso como uma porcentagem do ponto de equilíbrio. Normas da indústria, experiência ou conhecimento de mercado o ajudarão a decidir o nível de mark-up. Se o preço parecer muito alto, corte seus custos e reduza o preço de acordo. Esteja ciente das limitações do preço de custo acrescido, porque ele trabalha com a suposição de que você venderá todas as unidades. Se você não fizer isso, seu lucro será menor.

  1. Defina um preço baseado em valor

Você precisa conhecer bem o seu mercado para definir um preço baseado em valor. Dependendo desse valor de mercado, a margem de lucro poderá ser um pouco maior.

  1. Pense em outros fatores

Você pode manter as margens modestas em alguns produtos para obter vendas com margens mais altas em outros? Pode ser necessário calcular preços diferentes para diferentes territórios, mercados ou vendas que você faz online. Você pode permitir possíveis atrasos no pagamento por parte dos clientes? Considere suas condições de pagamento e fique de olho no seu fluxo de caixa.

  1. Fique alerta aos reajustes

Os preços raramente podem ser fixados por muito tempo. Seus custos, clientes e concorrentes podem mudar, então você terá que mudar seus preços para acompanhar o mercado. Fique de olho no que está acontecendo e converse com seus clientes regularmente para garantir que seus preços permaneçam os melhores para você e para eles.

Essas dicas foram úteis para você? Escreva pra gente nos comentários quais são suas maiores dificuldades como empreendedor e como podemos ajudar!