A pandemia ocasionou diversas mudanças na nossa vida, mas talvez as mais impactantes sejam as mudanças para o ensino e o trabalho remoto.
Apesar da comodidade de não precisar se deslocar até o trabalho, o que é bem visto pela esmagadora maioria dos trabalhadores, existem também alguns desafios que precisam ser considerados e contornados.
Com todos os confortos modernos de uma casa chamando nossa atenção, seria compreensível se os empregadores notassem uma queda na produtividade, mas o oposto é verdadeiro. De acordo com o estudo da Airtasker, os “home officers” “trabalhavam 1,4 dias a mais por mês, ou 16,8 dias a mais por ano” do que as pessoas que trabalhavam em um escritório.
No entanto, os pesquisadores também descobriram que trabalhar em casa pode ser mais estressante do que trabalhar no escritório. Aproximadamente 29% dos entrevistados que trabalham à distância disseram que tiveram dificuldade em manter um equilíbrio saudável entre vida profissional e pessoal.
Para ajudar sua equipe a se manter focada e eficiente durante essa fase de trabalho em casa, ao mesmo tempo em que combate o estresse e mantém o equilíbrio entre vida pessoal e profissional, aqui estão algumas dicas para ajudá-lo.
Faça pausas
A maneira mais eficaz de os funcionários remotos permanecerem produtivos, de acordo com a pesquisa Airtasker, era fazer pausas (37%). A pesquisa descobriu que os funcionários de escritório faziam pausas mais curtas do que os remotos, embora as pausas mais longas aumentem a produtividade.
Incentive seus funcionários a se levantarem de vez em quando durante o dia de trabalho, especialmente quando estão particularmente esgotados ou distraídos, para fazer um lanche saudável, caminhar pela casa, ligar para um amigo, meditar, etc.
Muitas pessoas obtêm sucesso usando a técnica Pomodoro , que segue este método:
- Escolha uma tarefa
- Trabalhe nisso por 25 minutos
- Coloque uma marca de seleção em uma folha de papel após os 25 minutos
- Faça uma pausa de cinco minutos. (Isso marca a conclusão de um sprint “Pomodoro”)
- Depois de cada quatro sprints do Pomodoro, faça uma pausa mais longa
- Continue fazendo isso ao longo do dia até que o dia de trabalho termine
Essa técnica pode ajudar seus funcionários a descomprimir e voltar mais concentrados.
Siga uma programação
A segunda forma mais comum de os funcionários se manterem produtivos em casa é por meio de um horário de trabalho definido. Incentive os funcionários a manterem a mesma programação de quando entraram no escritório. Seguir uma rotina ajudará seus funcionários a se sentirem mais estruturados e eficientes e ajudará a manter a atenção concentrada.
Mantenha uma lista de tarefas pendentes
A pesquisa da Airtasker também revelou que 30% dos funcionários remotos relataram que manter uma lista de tarefas ajudou sua produtividade. Incentive os funcionários a escrever o que desejam realizar a cada dia, para que não pulem de uma tarefa para outra. Agora que você e sua equipe estão trabalhando remotamente, a comunicação é essencial. Defina reuniões diárias ou semanais em que você e sua equipe discutam e priorizem projetos, incluindo prazos, para que você possa se manter atualizado.
Elimine distrações
Os pesquisadores descobriram que os funcionários remotos perderam 27 minutos por dia em distrações, em oposição aos 37 minutos perdidos pelos funcionários de escritório distraídos.
Mensagens de texto, ligações, mídias sociais – tudo são formas de distração. Principalmente em casa, os funcionários passarão por muitos distúrbios ao longo do dia. As etapas que seus funcionários podem tomar para manter o foco incluem silenciar seus telefones, trabalhar em um espaço semelhante ao de um escritório em vez de uma cama ou sofá e ficar longe de áreas da casa que poderiam tentá-los a dirigir sua atenção para outro lugar.
Esperamos que essas dicas sejam úteis e tornem o seu trabalho remoto mais produtivo!
Conta pra gente quais as maiores vantagens e desafios que você enxerga no home office!