Está pensando em fundar uma empresa, mas não sabe se compensa abrir no endereço residencial ou comercial?
Essa é uma incerteza que atinge especialmente os pequenos empresários e profissionais autônomos, já que comumente não vale a pena alugar ou adquirir um imóvel. Ainda mais se for prestador de serviços, não tiver colaboradores e não precisar de um endereço comercial para receber clientes.
Nesses casos, é factível abrir empresa com endereço residencial, eliminando burocracias e uma despesa importante do orçamento. Quer compreender se existe essa possibilidade para o seu empreendimento e como extrair esse conceito do papel?
Continue a leitura a seguir e saiba mais!
É possível abrir uma empresa com endereço residencial?
Sim, é possível utilizar um endereço residencial ao formalizar a abertura de um negócio, mas depende do segmento da sua empresa, pois nem todas podem ser enquadradas nesta opção.
De maneira geral, prestadores de serviço podem usar o endereço residencial. Já que, normalmente, o serviço é feito em locais diversos, e até mesmo em casa, sem a recepção de público ou colaboradores.
Entre alguns tipos de prestação de serviços que podem ser abertos com endereço residencial, podemos citar:
- Agente de viagens
- Serviços de marketing digital
- Personal trainer
- Técnico de informática
E é essencial destacar que, para que as empresas possam usar o endereço residencial, é indispensável que um dos sócios de fato more no lugar informado.
Endereço comercial x Domicílio fiscal
Algumas atividades não podem ser registradas no endereço em que mora o profissional. É o caso de indústria e comércio, como um bar ou uma fábrica de produtos farmacêuticos, pois há regras de vigilância sanitária e tais estabelecimentos passam por vistorias e fiscalizações.
No entanto, só é possível abrir uma empresa com endereço comercial devido à diferença entre endereço comercial e domicílio fiscal.
O domicílio fiscal é o endereço designado para finalidades fiscais. Por isso, está associado com o seu registro legal e é onde, por exemplo, são recebidas notificações após a criação do CNPJ.
Na situação de um prestador de serviço, o domicílio fiscal pode ser o endereço residencial. Já endereço comercial, como diz o próprio nome, é o local destinado a fins comerciais e de divulgação do negócio.
Quais as etapas para abrir uma empresa com endereço residencial?
É necessário seguir o processo regular de abertura de um negócio, dependendo do enquadramento que escolher, e indicar a localidade como o seu endereço residencial.
Nos próximos tópicos, mostramos o passo a passo essencial para isso. Acompanhe!
1. Veja a possibilidade com a prefeitura
A legislação varia para cada cidade, então é preciso analisar com a prefeitura se é possível ou não abrir a empresa com endereço residencial é essencial antes de criar o seu CNPJ.
2. Fale com um contador
Independentemente do segmento de empresa que você pretende abrir, consultar um contador sempre é uma boa ideia.
Com a ajuda desse profissional, ficará mais fácil definir regime tributário e enquadramento, assegurando que o seu negócio seja aberto de acordo com a legislação e no modelo mais lucrativo para as suas finanças.
3. Faça inscrição de MEI ou registro na Junta Comercial
Para oficializar a empresa, é essencial fazer o registro no Cartório de Pessoas Jurídicas ou na Junta Comercial, essa etapa vem antes da aquisição do CNPJ.
Com exceção do MEI, que constituirá um CNPJ automaticamente a partir de um cadastro rápido no Portal do Empreendedor.
Nesse caso, na própria ficha de inscrição do MEI, é preciso preencher o endereço da empresa, podendo indicar que o endereço residencial e comercial são os mesmos.
4. Providencie o alvará de funcionamento
Depois de obter o CNPJ, é hora de adquirir o alvará de localização e funcionamento com à prefeitura.
Esse documento é a autorização para você poder iniciar as atividades da empresa e fazer emissão de notas fiscais.
E aí, pronto para abrir a sua empresa com endereço residencial? Veja também 5 ideias de negócios lucrativos para você empreender em 2021