Com o alto índice de pessoas optando em abrir seus próprios negócios, não poderíamos deixar de abordar sobre o que está levando as pessoas a investirem em suas empresas.
Os empreendedores por oportunidade observam uma possibilidade de negócio ou um nicho de mercado e decidem empreender mesmo possuindo outras opções de emprego e renda.
Não são pessoas que necessitam de obrigatoriamente de um novo rumo na vida profissional e, na maioria das vezes, possuem um nível de escolaridade e especialização em algumas áreas acima da média. Mas são indivíduos que, geralmente, desejam sair da zona de conforto e arriscar ou testar algo novo no mercado.
Continue a leitura a seguir e entenda mais sobre esse modelo de empreendedorismo!
Qual a diferença entre empreendedorismo de oportunidade e necessidade?
Existem muitas formas de empreender, porém, as mais convencionais são por oportunidade ou necessidade.
Por um lado, temos os novos negócios que surgem paralelamente a outras atividades do empreendedor, que pode ser um trabalho fixo, e que se desenvolvem como uma renda extra ou busca de autonomia profissional.
Já no empreendedorismo de necessidade, as pessoas procuram melhores possibilidades de trabalho, pois estão desempregadas ou se enxergam sem perspectivas no mercado profissional ou prejudicados com situação econômica do país.
Transformando necessidades em oportunidades
Para transformar as necessidades em oportunidades, é preciso fazer o mesmo que o empreendedor que vai atrás de realizar os seus objetivos.
Então, é essencial desenvolver um planejamento estratégico, estudar o mercado em que pretende entrar e ser seguro de si!
Quais são as principais características de um empreendedor?
Para se tornar um empreendedor bem-sucedido, é preciso ter disposição e alguns comportamentos, que não são regras, mas auxiliam bastante.
A seguir, reunimos as principais características necessárias para empreender e as pessoas que quiserem seguir nessa áreas, precisam desenvolver essas habilidades são também soft skills requisitadas em diversas áreas.
Agilidade: se antecipar aos fatos e criar oportunidades de negócio.
Autoconfiança: demonstrar segurança para manter o seu negócio.
Comprometimento: chamar a responsabilidade para si e ter senso de equipe.
Obstinação: não desistir com facilidade diante dos desafios.
Correr riscos: avaliar alternativas para fazer as opções certas e diminuir ao máximo a margem de erro.
Qualidade: buscar melhorar os produtos ou serviços do negócio.
Atualização: manter-se informado sobre o que está ocorrendo no mercado.
Focar em resultados: estabelecer metas que precisam ser alcançadas.
Versatilidade: ser resiliente para se adequar às mudanças e sistemático para a tomar decisões.
Bom relacionamento interpessoal: saber se envolver com as pessoas para projetos certos.
Como aproveitar uma boa oportunidade?
A oportunidade é “atraída”, na maioria das vezes, por pessoas dedicadas ao trabalho e que transpiram e excelentes ideias e, consequentemente, estão sempre a procura de inovação e novos negócios.
Para não deixar nenhuma chance escapar, tente aplicar na sua rotina de trabalho essas dicas abaixo:
- dê maior atenção as particularidades: muitas vezes, passamos por ideias que não souberam ser aproveitadas. Por isso, tenha atenção a tudo o que surgir na sua mente. Analise o seu pensamento com calma e todas as possibilidades em se tornar uma opção de negócio;
- enfrente o desafio: a ideia é uma ótima e inovadora oportunidade? Então, ouse! Se você confia nela, encare o desafio e insista até que o objetivo se concretize;
- planeje-se: aqui a intenção é desenvolver um plano de ação com essa oportunidade. Faça pesquisas no mercado e também com o seu público-alvo para ver se ela terá um bom desempenho.