Blog

Dicas, Artigos, Insights e muito mais!

Blog

Dicas, Artigos, Insights e muito mais!

Saiba as vantagens de ter uma empresa 100% legalizada

Saiba as vantagens de ter uma empresa 100% legalizada

Uma empresa pode ser definida como uma pessoa física, invisível, intangível, criada por lei ou por força de lei, com personalidade jurídica distinta, sucessão perpétua e selo comum. Não é afetado pela morte, insanidade ou insolvência de um membro individual. 

Vejamos no artigo a seguir algumas das maiores vantagens de registrar uma empresa em vez de ter apenas parcerias informais!

Entidade legal

Uma empresa é uma entidade legal com existência real. É uma pessoa artificial criada por lei, sua existência é separada de seus diretores e acionistas. É uma pessoa jurídica constituída ao abrigo da lei das sociedades. 

A palavra “pessoa jurídica” denota o reconhecimento de uma entidade como pessoa por lei. Pode processar e ser processado em seu próprio nome. Uma empresa incorporada goza de seus próprios direitos, assume suas próprias responsabilidades e lida com seus próprios processos legais. Na constituição, a empresa adquire personalidade própria. 

Tem uma capacidade jurídica mais alargada, uma vez que uma empresa pode ser proprietária dos seus bens e contrair dívidas, pelo que os membros individuais da empresa não têm nenhuma responsabilidade perante os credores da empresa por dívidas.

Sucessão perpétua

A sucessão perpétua significa continuar ou durar para sempre, a empresa é eterna. Denota a existência contínua de uma corporação ou empresa até que seja dissolvida legalmente. A sucessão perpétua é um fator importante. 

Como afirmado anteriormente, é uma entidade legal separada não afetada pela morte ou saída de qualquer membro. Não importa o que mude; filiação, sócios, funcionários, acionistas, nada desse tipo consegue afetar sua existência, uma vez constituída, ela permanece viva em conformidade com a Lei das Sociedades.

Responsabilidade Limitada

A Responsabilidade Limitada é uma responsabilidade legal em relação a uma quantidade limitada de dívidas. A responsabilidade dos sócios com relação às dívidas da empresa é limitada, ou seja; limitado ao valor nominal da ação por eles adquirida. 

Uma exceção a isso é quando os membros concordam contratualmente com responsabilidades ilimitadas, os termos e condições podem variar. Essas empresas são chamadas empresas ilimitadas

Transferibilidade de Ações Gratuita e Fácil

As ações de uma empresa são limitadas pelas ações compradas. É transferível por um acionista para outra pessoa. As ações podem ser transferidas para qualquer pessoa que o acionista escolher. Uma cópia assinada do formulário de transferência de ações seria entregue ao comprador de ações com a certificação de ações. 

Tecnicamente, não há restrições à transferência de ações em uma sociedade anônima. Assim, um acionista pode transferir as ações para qualquer pessoa que desejar. Valores mobiliários ou outros interesses em uma sociedade anônima são livremente transferíveis. 

No entanto, qualquer contrato ou acordo relativo à transferência de valores mobiliários é executável como um contrato. No caso das sociedades anônimas, a lei permite às sociedades anônimas impor restrições à transmissão das suas ações. Nunca há uma proibição completa de ações.

Leia também: Conheça as mudanças sobre empréstimo consignado.

Propriedade

Uma empresa pode adquirir, possuir, usufruir e alienar propriedade em seu próprio nome. Um acionista não é elegível para reivindicar a propriedade da empresa, pois não é proprietário da empresa. 

Um sócio tem apenas uma participação na sociedade decorrente do contrato de sociedade da sociedade, medindo uma quantia para a responsabilidade. O acionista não tem direitos de participação nos lucros da empresa. No entanto, está sujeito ao contrato contido nos estatutos, portanto, a propriedade da empresa não é propriedade do membro individual.

Pode processar ou ser processado

Uma pessoa pode tomar medidas legais em seu nome. Da mesma forma, a empresa como pessoa jurídica independente pode tomar medidas legais em seu próprio nome contra outra pessoa. Isso inclui mudança de nome da empresa, fusões ou cisões.

Relacionamento duplo

A empresa pode firmar um acordo ou contrato com qualquer membro individual. É possível que uma pessoa assuma o controle das operações da empresa e permaneça como funcionário do negócio. Assim, uma pessoa pode ser acionista, credor, diretor e empregado da empresa em simultâneo.

Capacidade de empréstimo

As empresas desfrutam do privilégio de tomar fundos emprestados. Eles conseguem emitir e aceitar debêntures (títulos de dívidas) do público. Uma empresa pode ser atraída por bancos ou outras instituições financeiras também, para ter uma assistência financeira maior.

Gostou do conteúdo? Confira novas informações através de nossas redes sociais: Facebook e Instagram.