O balancete contábil é feito em praticamente todas as empresas que existem, já que a sua importância vai além da área de atuação ou do porte do negócio.
O controle financeiro de uma empresa pode ser feito de inúmeras formas, das quais o balancete contábil também faz parte.
Logo, o balancete contábil ajuda os gestores a compreender melhor como está a situação da contabilidade na empresa, percebendo o que pode melhorar e o que deve continuar.
No artigo de hoje, você vai entender mais sobre o que é e como fazer o balancete contábil na sua empresa. Anote todos os pontos que você achar interessantes e faça uma boa leitura.
O que é o balancete contábil?
O balancete contábil é uma ferramenta que ajuda a manter a área financeira de uma empresa em dia por meio de relatórios que permitem, consequentemente, a elaboração do balanço patrimonial.
Estes documentos do balancete contábil demonstram a real situação das contas do negócio com todos os detalhes necessários para que os gestores tenham uma boa compreensão.
Aspectos como saldos, débitos, ativos e passivos são levados em consideração pelo balancete contábil, contribuindo para uma análise aprofundada de como está o quadro financeiro do empreendimento.
Ainda que o balancete contábil tenha uma grande importância, nem todo gestor o faz e um bom motivo para isso é a falta de entendimento sobre como reunir os dados contábeis e interpretá-los.
É válido ressaltar que o balancete contábil é preparado de acordo com as estratégias internas, sem ser uma obrigatoriedade para manter um relacionamento com os parceiros da empresa.
Contudo, a gestão da empresa consegue ficar muito mais assertiva quando o balancete contábil é realizado, uma vez que ele pode ser feito de pouco em pouco tempo, como todo mês, por exemplo.
Dessa forma, o planejamento das ações que precisam ser postas em prática por toda a organização fica otimizado com informações valiosas em mãos.
Instituições financeiras e fornecedores podem pedir o balancete contábil a fim de perceber como estão as finanças do negócio.
Isso ocorre para que negociações de empréstimos, preços menores, entregas antecipadas e outras questões sejam feitas da maneira mais sincera e honesta possível.
Os tipos de balancete contábil
Existem dois tipos de balancete contábil que podem ser realizados: o analítico e o sintético.
Acompanhe a seguir as particularidades de cada um.
Balancete analítico
O balancete analítico organiza um grande número de informações relacionadas às finanças da empresa.
Esses dados volumosos tornam o relatório propício a fazer várias análises de contabilidade, como o próprio nome sugere.
Balancete sintético
O balancete sintético trabalha com números consolidados das finanças da empresa, reunindo as informações que sejam realmente fundamentais.
Sendo assim, o relatório do balancete sintético é mais enxuto na comparação com o balancete analítico.
Complemente o entendimento sobre este assunto lendo o seguinte artigo: Entenda como terceirizar o setor financeiro de uma empresa
Como fazer o balancete contábil na sua empresa?
Os gestores podem fazer o balancete contábil na empresa de maneira completamente descomplicada e com eficácia.
É possível construir o relatório do balancete contábil em uma planilha, onde os números dos débitos e dos saldos são preenchidos em colunas separadas.
Calculando a diferença entre as entradas e as saídas, se chega ao lucro das operações, fazendo com que o balancete contábil apresente dados reais sobre a área financeira da empresa.
Existem várias outras possibilidades de fazer o balancete contábil, os quais podem ser ponderados pela equipe contábil sobre qual adotar ou se uma empresa especializada em contabilidade será contratada para fazer este trabalho.
Visite o nosso blog para ter acesso a mais artigos que nós, da Advanced Contabilidade, produzimos sobre balancete contábil, setor financeiro e outros assuntos relacionados.