Está pensando em abrir um consultório médico? Este tipo de negócio é uma empresa voltada a prestação de serviços de atividades relacionadas a saúde, que podem ser: odontologia, medicina, fisioterapia, nutrição, psicologia, fonoaudiologia, exames ou uma integração entre elas. Quer saber como iniciar na área? Continue lendo:
TUDO O QUE VOCÊ PRECISA SABER PARA ABRIR UM CONSULTÓRIO MÉDICO!
SOBRE O MERCADO
Algumas evidências da indústria comprovam que a saúde está passando por um período de renovação. O uso crescente de clínicas no varejo, MACRA, gamificação e esforços da saúde pública com a tecnologia são exemplos de novos esforços do mercado, mas a finalidade maior desses assuntos é uma: redução de custos.
Para isso, a veia digital tem sido a maior força e um novo relatório da PwC afirmou que enquanto esses esforços são feitos, os preços de saúde continuam aumentando e com eles, a exigência de valor também.
O Instituto de Investigação em Saúde da PwC (HRI) projeta que a tendência dos custos médicos – a porcentagem de aumento projetado no custo para o tratamento de pacientes de um ano para o outro – vai ficar a mesma vista em 2016: um crescimento de 6,5% da tarifa para 2017.
O relatório mostra que há efeitos de leva e traz entre a utilização dos serviços de saúde e das redes de prestadores com o foco em valor que poderiam mudar a taxa de crescimento de custos médicos nos exercícios futuros, superando a inflação universal.
PLANO DE NEGÓCIOS
O plano de negócios serve para que o empreendedor tenha uma visão mais ampla sobre a empresa e o mercado no qual está inserida. No plano de negócios você irá definir assuntos como por exemplo, os serviços e produtos que irá oferecer. Além disso, o plano de negócios também detalha a questão financeira e os recursos humanos que você poderá contar para o desenvolvimento da empresa.
Para desenvolver o planejamento, é necessário juntar todos os investimentos de material, equipamento, pagamentos de funcionários e maquinário. Além disso, deve-se pesquisar também o público que irá contratar o seu serviço, quem serão seus principais concorrentes, o mercado e muito mais.
RESUMO DOS PRINCIPAIS PONTOS DO PLANO DE NEGÓCIO:
- O que é o negócio;
- Quais os principais produtos e/ou serviços;
- Quem serão os seus principais clientes;
- Onde será localizada a empresa;
- O montante de capital a ser investido;
- Qual será o faturamento mensal;
- Em quanto tempo espera que o capital investido retorne;
ESCOLHA O LOCAL
A localização é um dos aspectos de sucesso de uma empresa. Para aqueles empreendedores que desejam abrir um consultório médico, é preciso considerar, dentre os diversos pontos, a densidade populacional, o perfil dos consumidores locais, a concorrência, os fatores de acesso e locomoção, a visibilidade, a acessibilidade e a proximidade com consultórios médicos.
COLABORADORES
A contratação dos colaboradores para abrir um consultório médico vai depender muito da necessidade do empreendedor. Para iniciar, ele deverá contar com um time de: administradores, recepcionistas, médicos, enfermeiro auxiliares e enfermeiros.
Deve-se estar atento para a convenção coletiva do sindicato dos trabalhadores nessa área, utilizando-a como balizadora dos salários e orientadora das relações trabalhistas, evitando, assim, consequências desagradáveis.
ESTRUTURA E EQUIPAMENTOS
A estrutura mínima recomendada para abrir um consultório médico também vai depender muito da necessidade e das condições do empreendedor. Mas, ele deverá procurar estabelecimentos que consigam instalar as áreas de: recepção, sanitário, sala de acolhimento, sala de estudo, área de repouso, farmácia, sala da administração, consultórios, depósito, esterilização e depósito de resíduos sólidos e infectantes.
Alguns dos equipamentos necessários são:
- Computador;
- Mesas e cadeiras;
- Impressora;
- Telefone;
- Sistema para gestão;
- Armários e arquivos;
- Filtros de água e cafeteiras;
- Poltronas;
- Estetoscópios;
- Endoscópios;
- Camas;
- Macas;
- Microscópios;
- Mesas fisioterápicas;
- Entre outros.
DIVULGAÇÃO E DICAS
A divulgação é um importante instrumento para tornar a empresa e seus serviços conhecidos pelos clientes potenciais. Para o empreendedor que deseja abrir um consultório médico, o uso de estratégias de marketing de qualidade pode funcionar como fatores determinantes para o sucesso de um negócio. A primeira regra antes de divulgar uma empresa de serviços é fazer a definição do seu público alvo, conforme o serviço prestado. Depois dessa definição, o próximo passo é partir para os investimentos mais adequados para este fim. O empreendedor poderá utilizar das mais variadas ações de comunicação para tornar o seu serviço conhecido. Ele poderá utilizar os materiais impressos, como por exemplo, flyers e folders e, os meios digitais, com a criação de um perfil nas redes sociais e site, onde constarão as principais informações sobre a sua empresa.
Como dica de negócio, o empreendedor deverá realizar com frequência pesquisas de mercado, público-alvo e concorrência para tentar identificar pontos de desejo que ainda não foram entregues por ninguém no mercado e claro, oferecê-los em seu negócio como diferencial.
DOCUMENTAÇÃO NECESSÁRIA
Os documentos necessários para abrir um consultório médico são simples:
- Documentação na Junta Comercial;
- CNPJ;
- Cópia autenticada do RG e CPF;
- Secretaria Estadual da Fazenda;
- IPTU do imóvel;
- Cópia do Contrato de Locação ou Compra e Venda;
- Alvará de funcionamento;
- Entre outros documentos específicos da cidade.
Fonte do Artigo: Abertura Simples