Está pensando em abrir uma agência de publicidade? As origens comerciais desse negócio são tão antigas quanto o desenvolvimento da troca de mercadorias como meio de suprir as necessidades humanas por bens e serviços. De maneira organizada, a publicidade surgiu com a invenção da imprensa e se desenvolveu na razão direta da difusão das práticas de livre comércio e da descoberta de novos meios de comunicação, como o rádio, o cinema e a televisão e, nos últimos tempos, a internet. Continue lendo:
SOBRE O MERCADO
A agência de publicidade é a empresa especializada na arte e técnica publicitária, que estuda, concebe, executa e distribui propaganda aos veículos de divulgação, por ordem e conta de seus clientes, com o objetivo de promover a venda de seus produtos e serviços, além de difundir ideias ou informar o público a respeito de organizações ou instituições que a contratam para esse fim. A publicidade, além de transmitir ideias, tem o propósito de influenciar e modificar atitudes e comportamentos de um determinado público consumidor.
O aumento do uso da tecnologia, representado pela internet e pelo advento das mídias sociais, fez crescer a demanda dos consumidores por informação. Esse novo cenário vem obrigando mais empresas a aumentarem os gastos na promoção de seus produtos, confiantes na capacidade da publicidade de se adaptar aos novos espaços e atingir o público com o seu velho poder de persuasão.
O investimento publicitário brasileiro em 2015, segundo a Kantar Ibope Media, foi de R$ 132 bilhões – um crescimento de 9% em relação ao ano de 2014. Contudo, se considerada a inflação do período, houve retração de 0,9% no total investido. O Comércio Varejo foi o setor econômico que liderou o ranking.
SAIBA TUDO O QUE É NECESSÁRIO PARA ABRIR UMA AGÊNCIA DE PUBLICIDADE
PLANO DE NEGÓCIOS
O plano de negócios serve para que o empreendedor tenha uma visão mais ampla sobre a empresa e o mercado no qual está inserida. No plano de negócios você irá definir assuntos como por exemplo, os serviços você irá oferecer. Além disso, o plano de negócios também detalha a questão financeira e os recursos humanos que você poderá contar para o desenvolvimento da empresa.
Para desenvolver o planejamento, é necessário juntar todos os investimentos de material, equipamento, pagamentos de funcionários e maquinário. Além disso, deve-se pesquisar também o público que irá contratar o seu serviço, quem serão seus principais concorrentes, o mercado e muito mais.
RESUMO DOS PRINCIPAIS PONTOS DO PLANO DE NEGÓCIO:
- O que é o negócio;
- Quais os principais produtos e/ou serviços;
- Quem serão os seus principais clientes;
- Onde será localizada a empresa;
- O montante de capital a ser investido;
- Qual será o faturamento mensal;
- Em quanto tempo espera que o capital investido retorne;
Saiba a importância de ter um plano de negócios em sua empresa
ESCOLHA O LOCAL
Uma cuidadosa análise dos principais fatores que afetam o mercado publicitário é determinante na decisão de localização de uma agência de publicidade. O empreendedor, antes de tudo, precisa considerar e definir qual será o público alvo que irá atender para então, determinar a sua localização geográfica. Deve dar preferência a regiões que são próximas aos grandes centros, que são facilmente acessíveis e visíveis aos clientes, fornecedores etc.
Lembre-se, antes de verificar esses aspectos, é primordial verificar se o imóvel respeita as leis referentes a Prefeitura Municipal.
COLABORADORES
Para o empreendedor que deseja abrir uma agência de publicidade, ele precisará iniciar suas atividades com um quadro mínimo de quatro a cinco colaboradores, que, basicamente, são os pilares da propaganda: gestor de negócio; atendimento; planejamento; criação e mídia.
ESTRUTURA E EQUIPAMENTOS
A estrutura mínima de uma agência de publicidade é aquela que deve adequar-se ao tamanho e necessidade do empreendimento. Recomenda-se que o empreendedor busque por lugares que acomode, de maneira confortável, os setores da empresa.
Os equipamentos necessários para abrir uma agência de publicidade são:
- Mesas e cadeiras de trabalho;
- Mesa de reunião;
- Poltronas e/ou sofás para a recepção;
- Armários;
- Computadores, impressoras e telefone;
DIVULGAÇÃO E DICAS
O empresário que inicia neste ramo terá que dedicar boas horas de seu dia na divulgação de sua própria agência. Conhecimento do assunto e criatividade são coisas que não faltaram. As ações de marketing podem ser feitas das mais diversas formas, utilizando estratégias tanto tradicionais como por exemplo a elaboração de folders, flyers e cartões de visita, como também as estratégias digitais, criando perfis em redes sociais, sites e blogs da agência.
Como dica de negócio, o empreendedor que deseja abrir uma agência de publicidade precisa estar atento ao mercado. Por isso, dedique algumas horas do seu dia para fazer analises potenciais do seu mercado, tendências, novidades e principalmente, seu público alvo.
DOCUMENTAÇÃO NECESSÁRIA
Os documentos necessários para abrir uma agência de publicidade são simples:
- Documentação na Junta Comercial;
- Solicitação da Inscrição Estadual. Órgão responsável: Receita Estadual
- CNPJ;
- Cópia autenticada do RG e CPF;
- Secretaria Estadual da Fazenda;
- IPTU do imóvel;
- Cópia do Contrato de Locação ou Compra e Venda;
- Alvará de funcionamento;
- Entre outros documentos específicos da cidade.
Fonte do Artigo: Abertura Simples
A Advanced Contabilidade é especialista em atender diversas áreas. Reduza custos operacionais e tributários! Com a Contabilidade para Marketing e Publicidade, você poderá atender seus clientes com agilidade e sem preocupação! Venha nos conhecer, clique aqui e fale com a gente!