Blog

Dicas, Artigos, Insights e muito mais!

Blog

Dicas, Artigos, Insights e muito mais!

Como abrir uma agência de publicidade e marketing de sucesso?

SAIBA TUDO O QUE É NECESSÁRIO PARA ABRIR UMA AGÊNCIA DE PUBLICIDADE

Está pensando em abrir uma agência de publicidade? As origens comerciais desse negócio são tão antigas quanto o desenvolvimento da troca de mercadorias como meio de suprir as necessidades humanas por bens e serviços. De maneira organizada, a publicidade surgiu com a invenção da imprensa e se desenvolveu na razão direta da difusão das práticas de livre comércio e da descoberta de novos meios de comunicação, como o rádio, o cinema e a televisão e, nos últimos tempos, a internet. Continue lendo:

SOBRE O MERCADO

A agência de publicidade é a empresa especializada na arte e técnica publicitária, que estuda, concebe, executa e distribui propaganda aos veículos de divulgação, por ordem e conta de seus clientes, com o objetivo de promover a venda de seus produtos e serviços, além de difundir ideias ou informar o público a respeito de organizações ou instituições que a contratam para esse fim. A publicidade, além de transmitir ideias, tem o propósito de influenciar e modificar atitudes e comportamentos de um determinado público consumidor.

O aumento do uso da tecnologia, representado pela internet e pelo advento das mídias sociais, fez crescer a demanda dos consumidores por informação. Esse novo cenário vem obrigando mais empresas a aumentarem os gastos na promoção de seus produtos, confiantes na capacidade da publicidade de se adaptar aos novos espaços e atingir o público com o seu velho poder de persuasão.

O investimento publicitário brasileiro em 2015, segundo a Kantar Ibope Media, foi de R$ 132 bilhões – um crescimento de 9% em relação ao ano de 2014. Contudo, se considerada a inflação do período, houve retração de 0,9% no total investido. O Comércio Varejo foi o setor econômico que liderou o ranking.

SAIBA TUDO O QUE É NECESSÁRIO PARA ABRIR UMA AGÊNCIA DE PUBLICIDADE

PLANO DE NEGÓCIOS

O plano de negócios serve para que o empreendedor tenha uma visão mais ampla sobre a empresa e o mercado no qual está inserida. No plano de negócios você irá definir assuntos como por exemplo, os serviços você irá oferecer. Além disso, o plano de negócios também detalha a questão financeira e os recursos humanos que você poderá contar para o desenvolvimento da empresa.

Para desenvolver o planejamento, é necessário juntar todos os investimentos de material, equipamento, pagamentos de funcionários e maquinário. Além disso, deve-se pesquisar também o público que irá contratar o seu serviço, quem serão seus principais concorrentes, o mercado e muito mais.

 

RESUMO DOS PRINCIPAIS PONTOS DO PLANO DE NEGÓCIO:

  • O que é o negócio;
  • Quais os principais produtos e/ou serviços;
  • Quem serão os seus principais clientes;
  • Onde será localizada a empresa;
  • O montante de capital a ser investido;
  • Qual será o faturamento mensal;
  • Em quanto tempo espera que o capital investido retorne;

 

Saiba a importância de ter um plano de negócios em sua empresa

ESCOLHA O LOCAL

Uma cuidadosa análise dos principais fatores que afetam o mercado publicitário é determinante na decisão de localização de uma agência de publicidade. O empreendedor, antes de tudo, precisa considerar e definir qual será o público alvo que irá atender para então, determinar a sua localização geográfica. Deve dar preferência a regiões que são próximas aos grandes centros, que são facilmente acessíveis e visíveis aos clientes, fornecedores etc.

Lembre-se, antes de verificar esses aspectos, é primordial verificar se o imóvel respeita as leis referentes a Prefeitura Municipal.

COLABORADORES

Para o empreendedor que deseja abrir uma agência de publicidade, ele precisará iniciar suas atividades com um quadro mínimo de quatro a cinco colaboradores, que, basicamente, são os pilares da propaganda: gestor de negócio; atendimento; planejamento; criação e mídia.

ESTRUTURA E EQUIPAMENTOS

A estrutura mínima de uma agência de publicidade é aquela que deve adequar-se ao tamanho e necessidade do empreendimento. Recomenda-se que o empreendedor busque por lugares que acomode, de maneira confortável, os setores da empresa.

Os equipamentos necessários para abrir uma agência de publicidade são:

 

  • Mesas e cadeiras de trabalho;
  • Mesa de reunião;
  • Poltronas e/ou sofás para a recepção;
  • Armários;
  • Computadores, impressoras e telefone;

 

DIVULGAÇÃO E DICAS

O empresário que inicia neste ramo terá que dedicar boas horas de seu dia na divulgação de sua própria agência. Conhecimento do assunto e criatividade são coisas que não faltaram. As ações de marketing podem ser feitas das mais diversas formas, utilizando estratégias tanto tradicionais como por exemplo a elaboração de folders, flyers e cartões de visita, como também as estratégias digitais, criando perfis em redes sociais, sites e blogs da agência.

Como dica de negócio, o empreendedor que deseja abrir uma agência de publicidade precisa estar atento ao mercado. Por isso, dedique algumas horas do seu dia para fazer analises potenciais do seu mercado, tendências, novidades e principalmente, seu público alvo.

 

DOCUMENTAÇÃO NECESSÁRIA
Os documentos necessários para abrir uma agência de publicidade são simples:

 

  • Documentação na Junta Comercial;
  • Solicitação da Inscrição Estadual. Órgão responsável: Receita Estadual
  • CNPJ;
  • Cópia autenticada do RG e CPF;
  • Secretaria Estadual da Fazenda;
  • IPTU do imóvel;
  • Cópia do Contrato de Locação ou Compra e Venda;
  • Alvará de funcionamento;
  • Entre outros documentos específicos da cidade.

 

Fonte do Artigo: Abertura Simples

A Advanced Contabilidade é especialista em atender diversas áreas. Reduza custos operacionais e tributários! Com a Contabilidade para Marketing e Publicidade, você poderá atender seus clientes com agilidade e sem preocupação! Venha nos conhecer, clique aqui e fale com a gente!