Você quer abrir um e-commerce, mas não tem ideia por onde começar?
Assim como você, milhares de outras pessoas até tem ideias incríveis, mas acabam esbarrando nessa questão e desistem.
E é justamente esse o nosso objetivo aqui: mostrar para você que é possível sim e sem falar que é uma excelente alternativa para divulgar seus produtos e/ou serviços.
Veja um guia muito simples e fácil para dar início à sua loja online!
LEIA TAMBÉM: “Os principais cuidados para abrir uma empresa“
É possível começar um e-commerce do zero?
Começar um e-commerce do zero não é apenas possível, mas muito viável, principalmente porque hoje grande parte dos consumidores faz suas compras pela internet.
Porém, é essencial seguir os passos certos, pois essa é a maneira para poder se destacar de seus concorrentes.
Confira a seguir as etapas básicas de todo esse processo e verá que é bem mais fácil do que possa imaginar.
Guia para começar um e-commerce do zero
Preste muita atenção a cada uma dessas etapas a seguir:
- Elaborar um plano
Independentemente do negócio que você queira abrir, é essencial elaborar um bom planejamento, onde você vai definir o que vai vender e quais as pessoas para quem vai oferecer o seu produto e/ou serviço.
E no caso de comprar produtos de terceiros, pesquise os principais fornecedores.
Depois, coloque tudo isso no papel.
2. Criar uma marca
É muito importante criar uma marca que desperte a atenção de potenciais clientes e assim, gerar mais vendas.
Pense na estrutura do seu site, se é responsivo, se as informações são claras, se o design é atrativo, etc.
Quando se trata de site responsivo é para que ele seja adaptado não apenas a computadores, mas smartphones, tablets e inclusive TVs.
3. Escolher o domínio do site
Tenha em mente em escolher um nome que seja facilmente encontrado por seus futuros clientes.
A dica é que o domínio do site tenha o mesmo nome da sua marca, pois assim a associação fica mais fácil.
4. Em qual plataforma?
Para começar um e-commerce, é preciso escolher uma plataforma, ou seja, onde ficará hospedada a sua loja.
Embora existam plataformas gratuitas, às vezes, não disponibilizam muitas funcionalidades. E a ideia aqui é deixar o seu e-commerce o mais personalizado possível.
5. Integrar um sistema de segurança
As pessoas que chegam até à sua loja precisam se sentir seguras, especialmente em relação a compartilhamento de dados pessoais e financeiros.
Por isso, procure integrar um sistema de segurança para preservar todas as informações de seus clientes.
E aqui também não se esqueça de deixar bem claro todas as formas de pagamento disponíveis.
6. Promoção do e-commerce
Agora chegou o momento de divulgar o seu negócio. Por isso invista em anúncios nas redes sociais, blogs e sites parceiros.
Hoje, existem várias estratégias de marketing para que seus produtos e/ou serviços sejam direcionados para as pessoas que realmente estão interessadas.
7. Gerenciamento de logística
É extremamente importante montar uma estrutura interna, como controle de estoque e fluxo de caixa, mas também uma estrutura externa.
Ou seja, como será a entrega dos produtos? Como serão embalados? Essas são apenas algumas questões que precisam ser consideradas.
8. Registro do e-commerce
Não sei se você sabe, mas começar um e-commerce também exige estar de acordo com a legislação.
Então, procure se informar quais os documentos necessários para legalizar sua empresa, onde é preciso registrá-la, etc.
Essas são as etapas básicas para começar um e-commerce do zero. Não é difícil, mas no início requer um pouco mais de disciplina e organização.
E quando menos esperar, a loja estará funcionando sozinha!