Blog

Dicas, Artigos, Insights e muito mais!

Blog

Dicas, Artigos, Insights e muito mais!

Como conseguir empréstimo para empresa?

É essencial entender se seu negócio realmente necessita de recursos. Como? O primeiro passo é entender a diferença entre empréstimo e financiamento.

Financiamento: o recurso do financiamento é solicitado para algo específico. Por exemplo, a empresa pode solicitá-lo para comprar novos equipamentos.

Empréstimo: o valor solicitado é livre para ser usado para diversos fins. Por exemplo, a empresa pode usar o recurso para aumentar seu estoque, modernizar seus equipamentos etc.

Agora que você sabe a diferença entre empréstimo e financiamento, será necessário verificar alguns pontos antes de recorrer a um dos dois. Você sabe o que gerou seu desequilíbrio financeiro? Quais são os fatores que geraram sua dificuldade de controlar os recursos?

Caso você não saiba, é interessante verificar aos dados do controle do fluxo de caixa. Eles permitirão entender quais erros foram cometidos para que sua empresa esteja em déficit financeiro.

Um empréstimo comercial pode fornecer os fundos necessários para expandir as operações, cobrir as despesas do dia-a-dia e comprar equipamentos ou estoque. Se você nunca solicitou um empréstimo comercial, pode não ter certeza sobre por onde começar ou quais documentos são necessários.

Aqui está um guia simples que o orienta no processo de avaliação de suas opções e preparação de seu pedido de empréstimo comercial. Continue lendo.

Há mais de um tipo de empréstimo para pequenas empresas. Decidir por que você precisa de financiamento ajudará você a escolher o tipo certo de empréstimo. Aqui estão alguns cenários comuns:

  • Comprar novos equipamentos Alguns credores oferecem empréstimos de equipamentos. Este tipo de empréstimo é projetado para ajudá-lo a comprar equipamentos comerciais, como máquinas ou móveis de escritório. O empréstimo é garantido pelo equipamento, de modo que o credor pode pegá-lo se você não pagar o empréstimo.
  • Emprestar uma pequena quantia de dinheiro. Se você precisar pedir emprestado uma pequena quantia de dinheiro, considere solicitar um microempréstimo. 
  • Estabeleça um negócio. Como a maioria dos credores tem um tempo mínimo nos requisitos de negócios, pode ser difícil encontrar um que emita um empréstimo inicial para um novo negócio. Se você está apenas começando, talvez seja necessário solicitar um microcrédito ou um cartão de crédito comercial. Você pode achar mais fácil se qualificar para um cartão de crédito comercial do que outros tipos de empréstimos comerciais, pois a aprovação é baseada em sua pontuação de crédito pessoal.
  • Pague pelas operações do dia-a-dia. Um empréstimo de capital de giro, um empréstimo de curto prazo usado para cobrir despesas diárias, como aluguel e folha de pagamento, pode ajudá-lo a cobrir problemas temporários de fluxo de caixa.
  • Emprestar dinheiro conforme a necessidade. Se você não sabe o valor exato que precisa emprestar, uma linha de crédito comercial pode ser uma boa opção. Uma vez que um credor emite uma linha de crédito, você pode sacar fundos até um determinado valor para cobrir despesas comerciais e pagar apenas juros sobre o valor emprestado.

Leia também: Fluxo de caixa: entenda o que é e quais seus benefícios.

2. Verifique sua elegibilidade

Embora os requisitos de empréstimo comercial variem, aqui estão quatro coisas que os credores provavelmente considerarão ao analisar seu pedido de empréstimo para pequenas empresas:

  • Pontuação de crédito. Quando você solicita um empréstimo comercial, um credor revisará suas pontuações de crédito pessoal e comercial. Eles ajudam o credor a avaliar a probabilidade de você pagar seu empréstimo. Em geral, quanto maior a sua pontuação de crédito, maiores são as suas chances de aprovação do empréstimo e de receber uma taxa de juros baixa.
  • Caução e/ou garantia pessoal. Alguns credores exigem que você dê garantias, algo de valor, como equipamentos ou estoques, que podem ser confiscados se você deixar de pagar o empréstimo. Alguns credores também podem exigir uma garantia pessoal, o que significa que você deve garantir o empréstimo com bens pessoais, como suas economias, casa ou outros bens valiosos.
  • Tempo nos negócios. Um banco tradicional normalmente exige que uma empresa esteja em operação há pelo menos dois anos, enquanto um credor online geralmente exige apenas um ano. Se você está operando seu negócio há menos de um ano, não desanime. Alguns credores on-line aprovam candidatos qualificados no mercado há apenas seis meses.
  • Receita anual. Suas vendas anuais totais também são um fator relevante. Antes de aplicar, pergunte a um credor quais são os requisitos e revise as finanças da sua empresa para ver se você os atende.

3. Compare as opções de empréstimos comerciais

Existem vários lugares onde você pode encontrar empréstimos para pequenas empresas . Aqui estão três dos tipos mais comuns de credores.

Credores on-line

Os credores on-line oferecem uma variedade de produtos de empréstimo para proprietários de pequenas empresas, incluindo empréstimos a prazo, adiantamentos em dinheiro para comerciantes, linhas de crédito e microempréstimos. 

Uma razão para isso é que os credores online geralmente têm requisitos menos rigorosos do que os bancos tradicionais. Como resultado, você pode achar mais fácil obter aprovação para um empréstimo comercial com um credor on-line se tiver um crédito menos que estelar. Além disso, os credores online costumam ter uma rotatividade muito mais rápida, alguns podem emitir fundos no mesmo dia útil.

Bancos tradicionais

Os bancos tradicionais fornecem muitos dos mesmos tipos de empréstimos comerciais que os credores online. A principal vantagem de solicitar um empréstimo para pequenas empresas com um banco versus um credor ou microcrédito on-line é que normalmente oferece taxas mais baixas para candidatos bem qualificados.

Gostou do conteúdo e quer aprender mais sobre contabilidade? Confira nosso blog e saiba mais!