Blog

Dicas, Artigos, Insights e muito mais!

Blog

Dicas, Artigos, Insights e muito mais!

Como o 13º salário movimenta os negócios e a economia no fim do ano

Como o 13º salário movimenta os negócios e a economia no fim do ano

Mais um fim de ano próximo, e todos já começam a lembrar dos vários itens interligados a essa época: Natal, Ano Novo, presentes, confraternizações, amigo secreto, decoração, ceia, férias e também aquelas contas extras que sempre chegam com a virada. 

Ainda bem que temos um benefício que entra justamente nesse período e nos ajuda a passar por menos aperto com tantos gastos, estamos falando do tão esperado décimo terceiro! Você tem dúvidas de como funciona ou ainda quer saber o que fazer com 13.º? 

Então veja tudo sobre o assunto a seguir.

Como surgiu o 13º salário?

O décimo terceiro foi instituído em 1962. Surgiu com o hábito que alguns empregadores tinham de pagar um salário a mais no final do ano como forma de presente aos trabalhadores que prestaram um trabalho correto durante o ano. 

Depois de um longo tempo, o décimo terceiro passou a ser obrigatório. Esse encargo é pago pela empresa ao funcionário com registro de CLT, com o valor correspondente a um salário a mais no final do ano.

Muito mais que uma forma de ajudar o orçamento das famílias em uma época repleta de comemorações especiais, esse dinheiro a mais também representa um papel importante na economia do país. 

O valor extra movimenta enormes quantidade de recursos, pois aumenta as vendas nos comércios, gera demanda nas indústrias e, ambos, também contribuem para a geração de novos empregos.

O que posso fazer com meu décimo terceiro?

Agora você já sabe quanto receberá o seu décimo terceiro e é hora de ficar de olho para aproveitar bem o dinheiro a mais, já que a época também traz com ela gastos mais exorbitantes. Confira algumas dicas para usar bem sua recompensa:

Pagar as dívidas: se você tem alguma pendência financeira, não deixe de separar uma parte para já paga-lá, principalmente se você já está inadimplente. Essa pode ser uma boa oportunidade para limpar seu nome. Busque priorizar as contas que possuem encargos mais altos, como o cartão de crédito. Procure saber qual era o valor que devia sem os juros rolarem e aproveite que está com dinheiro na mão para tentar negociar. 

Pensar no futuro: o começo de ano sempre traz gastos a mais, como IPTU, IPVA, Kit Escolar, Aluguel. E tudo isso pode acabar pesando no seu bolso, acumulando dívidas que podem se espalhar pelos meses seguintes. Nada como a paz  de não ter que pensar nesses problemas financeiros, né? Não perca a oportunidade de se organizar e acertar tudo o que é importante usando o seu décimo. Considerando os últimos gastos, reserve uma parte do que recebeu para esse tipo de gastos e fique livre desses problemas financeiros nos próximos anos.

Fugir do parcelamento: tem vontade de comprar uma geladeira, um sofá ou máquina nova? Essa pode ser a melhor hora para se fazer isso sem se preocupar com as contas que se espalham por longos meses. Se a sua situação financeira permitir prefira compras à vista. E não esqueça de ‘’chorar’’ por um desconto.

Preparar-se para emergências: você precisa sempre se organizar e estar preparado para imprevistos. Problemas de saúde, um equipamento importante que queimou, uma falha no carro, o cachorro que está doente, para tudo isso uma reserva financeira ajudaria muito. É ela que te deixará mais tranquilo nesses casos ou em casos mais sérios ainda.

Comprar presentes: se você não gosta de deixar de presentear sua família no Natal e está com as contas em dia, outra ideia é usar o décimo para fazer esse tipo de compra. Mas é sempre importante fazer isso com calma. Lembre-se que esse é um dinheiro que não faz parte da sua renda mensal. Se for usar de forma errada, por ansiedade, pressa ou impulso, poderá perder oportunidades de investir em outras coisas importantes para você mais para frente. Antes de investir no presente, pense se você deve e pode ter esse gasto. Pesquise muito e escolha opções mais em conta, que certamente irão agradar de toda forma, não deixando a data em branco nem pesando muito no orçamento.

Viajar: Se você está com as suas contas em dia e tem uma reserva para situações de emergências, então que tal aproveitar um pouco a graninha a mais para realizar um sonho, como ir viajar? Esse é um investimento que com toda certeza traz muitas recompensas, principalmente na memória. 

Gostou do conteúdo? Veja também: Saiba como registrar uma marca adequadamente.