Antigamente, o consumidor recebia o conteúdo publicitário de forma passiva, mas atualmente o cenário mudou, visto que o cliente está cada vez mais crítico e ativo por conta do avanço tecnológico.
Diferente de antigamente em que o consumidor ouvia, assistia ou lia, um anúncio publicitário e depois seguia para uma loja para conversar com um vendedor e decidir se compraria ou não. Agora a jornada de compra está muito mais rápida.
O consumidor pesquisa informações sobre o produto/serviço, questiona as informações que recebe e publica sua opinião em apenas alguns cliques.
Diante desse cenário, as empresas estão atualizando suas estratégias de divulgação para atender um novo comportamento e para isso estão adotando o marketing de conteúdo.
Acompanhe a leitura a seguir e entenda!
Principais mudanças no comportamento do consumidor
Antigamente o consumidor:
- recebia a publicidade de forma passiva;
- não dialogava com a empresa;
- fazia poucas comparações em relação à preço, qualidade etc;
- tinha dificuldade para receber mais informações sobre o produto porque precisava se deslocar até uma loja.
Atualmente o consumidor:
- é intolerante com a publicidade tradicional;
- pesquisa todas as informações sobre a empresa e produto;
- quer manter um diálogo com a empresa;
- é mais crítico.
O marketing de conteúdo para empreendedores
Como pode ser observado nas características do “novo” consumidor, já não dá para interrompê-lo com publicidades tradicionais. É necessário criar um diálogo com ele e, para isso, o conteúdo é extremamente necessário.
Quando o consumidor busca no Google alguma solução para um problema ele, mesmo sem saber, entra na jornada de compra. É neste momento que ocorre, de forma indireta ou direta, o marketing de conteúdo.
Como exemplo, vamos supor que uma pessoa tenha queda de cabelos. A primeira coisa que fará, certamente, é entrar no Google e pesquisar sobre os principais motivos da queda de cabelo.
Neste momento, uma empresa de shampoo contra calvície pode entregar a resposta para este problema através de um artigo em seu blog. Porém, este artigo, por se tratar do primeiro contato do cliente com a empresa, não fará nenhuma abordagem invasiva de venda.
Ela simplesmente responderá quais são as principais causas para queda capilar e indicará, no fim do texto, que o cliente baixe um e-book sobre como evitar queda de cabelo.
Só que para receber esse material, o cliente deve passar seu e-mail e, neste e-book, a empresa entregará um conteúdo de valor, que mostra ao futuro cliente a sua autoridade no assunto.
No fim do e-book, ela pode apresentar seus produtos e explicar por que eles podem ajudar no tratamento contra queda capilar.
Mesmo que o cliente, naquele momento, não efetue a compra do shampoo, a empresa recebeu seu e-mail. Diante disso, ela pode começar alimentá-lo com conteúdos interessantes e que façam ele virar um lead.
Toda essa trajetória é conhecida como funil de vendas, que mapeia qual conteúdo é ideal para cada etapa da jornada de consumidor. Basicamente, o funil de vendas funciona da seguinte forma:
- Topo do funil: quando o cliente quer aprender algo novo ou reconheceu que tem um problema.
- Meio de funil: quando começa a considerar as soluções que a empresa ofereceu para os problemas dele.
- Fundo do funil: por fim, ele toma a decisão de compra.
Em cada etapa do funil, o marketing de conteúdo é colocada em prática para produzir conteúdos relevantes e que façam o consumidor seguir para a próxima até, finalmente, realizar a compra.
Sendo assim, o conteúdo é realmente algo fundamental na vida das pessoas e existe uma demanda que pode ser utilizada de forma estratégica pelas empresas. Algo que, inclusive, está sendo realizado com sucesso por muitas.
Está preparado para inserir a estratégia de marketing de conteúdo na sua contabilidade? Aproveite e leia também Empresário x empreendedor: veja as diferenças