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Contabilidade para franquias: saiba como funciona

Contabilidade para franquias: saiba como funciona

Quando você administra uma empresa, sua primeira meta sempre precisa ser se manter à tona e, de preferência, ter lucro também. Para fazer isso, você precisa controlar suas finanças e entender quais são suas despesas e qual é seu fluxo de caixa.

É aí que a contabilidade pode ajudar. Quer você esteja administrando uma pizzaria familiar ou começando sua própria franquia, a contabilidade e a contabilidade adequadas são uma parte essencial para administrar um negócio de sucesso.

Para a maior parte, a contabilidade para franquia é igual à contabilidade de não franquia, mas existem algumas idiossincrasias que você precisa manter em mente.

Se você é novo no empreendedorismo e precisa de ajuda para começar a contabilizar sua franquia, você está no lugar certo. Aqui, vamos cobrir tudo o que você precisa saber sobre contabilidade de franquia, incluindo como fazer você mesmo e como saber se você precisa contratar um profissional.

O que é contabilidade para franquia?

Primeiro, vamos definir contabilidade. A contabilidade é simplesmente manter registros de transações financeiras relacionadas ao seu negócio.

Então, se você encerrar o dia em sua pizzaria, contar o dinheiro no caixa e anotar isso em seus registros financeiros, você está contando.

Quando se trata de um negócio de franquia, os princípios básicos de contabilidade permanecem os mesmos: você ainda está apenas mantendo registros de suas transações financeiras, mas com a contabilidade de franquia, você está fazendo isso no contexto de uma franquia.

Por que isso merece uma designação separada em vez de ser incluído na contabilidade em geral? As franquias têm algumas taxas e despesas diferentes e exclusivas que não estão presentes em situações fora da franquia.

Além disso, na hora de contratar um profissional, alguns contadores se especializam em franquias, então é bom ter certeza do que você está procurando.

Vamos começar a entrar no ‘’x’’ da questão: como exatamente você contabiliza uma franquia?

Não existe uma resposta simples. Contadores profissionais normalmente têm um diploma de bacharel em contabilidade ou área afim, além de uma certificação profissional. A contabilidade adequada de uma franquia pode ser uma questão complexa e, muitas vezes, você precisará contratar um profissional.

Mas se você quiser controlar melhor o processo ou experimentar você mesmo, aqui estão algumas dicas para começar.

Acompanhe as despesas e receitas: Todas as empresas têm certas coisas em comum, como custos indiretos, receitas e lucros. É aqui que a sua contabilidade normalmente precisa começar.

Algumas das coisas que você precisará controlar incluem agendamento de funcionários e salários, aluguel, custos de serviços públicos e custos de matéria-prima.

Obviamente, você também precisará acompanhar a receita que sua empresa está obtendo para entender a situação do seu fluxo de caixa e quanto lucro está obtendo.

Confira também: Saiba como registrar uma marca adequadamente.

Conta para custos de franquia exclusivas

Envolvidos em algumas dessas despesas estão os custos de franquia comuns. Esses incluem:

  • Taxas iniciais: a taxa que você paga antecipadamente para iniciar sua franquia. Embora algumas pessoas pensem erroneamente que a taxa inicial cobre os custos iniciais, na verdade, ela só paga o direito de usar o nome do franqueador, a marca e outros ativos semelhantes. Pense nisso como uma taxa de adesão.
  • Amortização de taxas iniciais: em muitos casos, os franqueados têm a opção de pagar suas taxas iniciais ao longo do tempo, como fariam com qualquer outro empréstimo. Isso é conhecido como amortização das taxas iniciais. Nesse caso, os franqueados precisarão controlar essas taxas mensais até que sejam liquidadas.
  • Taxas de ‘royalties’: os franqueados pagam taxas de ‘royalties’ ao franqueador a cada mês. Normalmente, são calculados como uma porcentagem da receita e o franqueador os coleta em troca de permitir que o franqueado use sua marca.
  • Taxas de marketing: assim como as taxas de royalties, as taxas de marketing são uma despesa mensal. Os franqueadores gastam muito dinheiro em marketing e, como os franqueados também se beneficiam disso, devem pagar uma taxa para cobrir os custos de marketing.

É necessário contratar um contador?

Embora seja possível começar você mesmo com um pouco de contabilidade básica, é importante lembrar que os contadores profissionais passam por vários anos de treinamento para aprender como fazer seu trabalho. 

Não é realista esperar que você consiga fazer o mesmo sem nenhum treinamento.

Se você já tem experiência em contabilidade, provavelmente, não precisará contratar um contador. No entanto, se você tem uma franquia, provavelmente vai querer trabalhar com uma para poder se concentrar em outros aspectos do seu negócio.

Se você não tem experiência em contabilidade, é provável que queira contratar um contador profissional. Contadores certificados têm anos de experiência que podem utilizar para garantir que você não cometa erros caros em seus livros e consiga identificar riscos antes que eles se tornem problemas.

Como mencionado anteriormente, alguns contadores têm conhecimento e experiência específicos em contabilidade de franquia, para poderem garantir que você comece seu negócio com o pé direito. Além do mais, você pode até contratar contadores que tenham experiência com sua marca em particular, o que pode ser inestimável.

Resumindo, não é totalmente necessário contratar um contador, mas isso pode acabar economizando muitos problemas, tempo e, potencialmente, dinheiro a longo prazo.

A contabilidade para franquias funciona de maneira muito semelhante à contabilidade sem franquia, mas considera as taxas exclusivas associadas às franquias, como taxas de royalties, taxas iniciais de amortização e taxas de marketing.

Os franqueados podem começar a trabalhar com contabilidade por conta própria, mas contratar um contador profissional costuma ser uma boa ideia. Isso pode ajudar os proprietários de franquia a evitar erros, iniciar seus negócios da maneira certa, ficar atentos aos riscos e economizar tempo para poderem se concentrar em outros aspectos de seus negócios.

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