Blog

Dicas, Artigos, Insights e muito mais!

Blog

Dicas, Artigos, Insights e muito mais!

Contabilidade para franquias

Se você está pensando em abrir um negócio próprio, talvez já tenha passado pela sua cabeça ter uma franquia!

Existem muitas vantagens nesse modelo de negócio, saber que você está entrando em um negócio que já foi testado no mercado anteriormente dá a segurança necessária para empreendedores mais conservadores.

Além da maturidade que o modelo de franquia possui, o franchising no Brasil nunca registrou recuo e segue em crescimento apesar das últimas crises.

Em 2019 segundo a ABF o setor registrou crescimento de 6,9%, gerando quase 1,34 milhões de empregos e movimentando mais de R$ 186,9 bilhões.

Veja algumas outras vantagens do segmento:

Marcas consolidadas no mercado

Abrir franquias de uma marca que já está em ascensão no mercado pode agilizar o processo de divulgação do seu negócio, pois você está contando com a experiência e reconhecimento de um trabalho que já foi realizado anteriormente.

Marketing

Uma das grandes preocupações dos donos de negócio é a divulgação do mesmo, a melhor maneira de anunciar, quanto e onde investir; quando você compra um modelo de negócio pronto essas preocupações são transmitidas à franqueadora, que terá o trabalho de divulgar sua marca para continuar expandindo suas franquias.

Fornecedores homologados e pré-definidos

Uma outra questão que preocupa os donos de negócio é a busca por fornecedores, pois pode ser uma busca árdua. É necessário analisar preço, atendimento, prazo de entrega, entre outros detalhes. Ao investir numa franquia você conta com a experiência da franqueadora para definir e homologar seus fornecedores, dessa forma garantindo a padronização da marca.

Essas são apenas algumas vantagens, mas quando falamos em contabilidade, esse segmento especificamente possui aspectos diferentes do comércio tradicional e por isso é preciso cautela na escolha da contabilidade.

A contabilidade precisa ter o conhecimento necessário no segmento de franquias e pode te ajudar com:

  • Planejamento Tributário

Peça chave para o crescimento da empresa, tornando-a mais competitiva.

O contador tem o conhecimento necessário para fazer o planejamento tributário fazendo com que o empresário possa reduzir o pagamento de impostos, de maneira legal.

  • Formas de contabilização

Dependendo do seu contrato, haverá algumas opções na forma como sua empresa será contabilizada, um contador com conhecimento na área poderá te ajudar nessa tarefa.

  • Contabilização de valorização

Quando houver e dependendo do seu tipo de contrato.

  • Controle de contas a pagar e receber

Para que uma empresa cresça, é necessário que haja controle de entrada e saída de dinheiro.

Porém, para o empresário, fazer esse controle dentre todas as outras atribuições que possui, pode se tornar um processo trabalhoso e difícil de fazer, então pode contar com a ajuda do contador que com essas informações poderá realizar um relatório da vida financeira da empresa.

  • Assessoria Trabalhista

Outra função que o contador pode ter é a de cuidar do departamento pessoal da sua franquia, realizando tarefas como folha de pagamento, registro e dispensa de funcionários, fundo de garantia, entre outras atribuições que muitas vezes o dono do negócio não tem conhecimento para realizar.

  • Imposto de Renda

Com todas as particularidades do sistema de franquias.

Se tornar um empresário não é uma tarefa fácil, apesar de poder contar com toda a ajuda da rede de franquias, ter uma contabilidade profissional lhe auxiliando fará toda a diferença no sucesso do seu negócio!