Blog

Dicas, Artigos, Insights e muito mais!

Blog

Dicas, Artigos, Insights e muito mais!

Contabilidade para hamburguerias: saiba como funciona

Contabilidade para hamburguerias: saiba como funciona

Atualmente, é possível afirmar que a contabilidade é um serviço indispensável para que o gerenciamento dos negócios seja mais efetivo. Ela pode ajudar um empresário em assuntos tributários e de fins gerenciais, assim como ajudar a fornecer dados e auxiliar na tomada de decisões.

Para trabalhar em um segmento de contabilidade específico é preciso entender suas especificações. O profissional responsável por lidar com a contabilidade para casas de show deve estar atento ao controle de documentações e prazos, além de auxiliar o empreendedor a escolher o melhor regime tributário para o seu negócio.

Segmentar os serviços oferecidos geralmente ajuda os escritórios a direcionar o seu atendimento, o que pode destacar o seu negócio de seus concorrentes e fazer com que seu serviço seja entregue com excelência.

Continue a leitura a seguir e saiba mais sobre contabilidade para hamburguerias!

Qual é a importância da contabilidade para hamburguerias?

Ter uma hamburgueria é um negócio lucrativo, considerando que hoje em dia muitas pessoas buscam por um local onde possam comer um lanche a qualquer hora do dia. Um negócio como esse, envolve o interesse de diversas pessoas e está situado num setor muito amplo que engloba estabelecimentos comerciais que provém diversão e entretenimento. 

Para segmentar um serviço, é necessário um tempo de pesquisa para chegar a melhor opção. Isso ajuda com que o trabalho que está sendo prestado seja ainda mais qualificado. O profissional contábil pretende prestar o suporte necessário para a empresa evoluir. Esse ramo tem diversas particularidades que devem ser observadas na hora de desenvolver a atividade contábil. Assim, terá de ter atenção às normas específicas de natureza fiscal, jurídica e societária.

O profissional de contabilidade para hamburguerias ajudará a cuidar do controle financeiro da empresa e auxiliará nos demais assuntos burocráticos desde a abertura de seu negócio até todos os passos para seu desenvolvimento. Ele também estará envolvido nos serviços mensais, para que todo o controle financeiro seja feito com cautela, garantindo a entrega de obrigações acessórias e auxiliando na escrituração da parte financeira, societária e patrimonial.

Importância de formalizar a empresa

Formalizar uma empresa pode trazer diversos benefícios para seu negócio, como, por exemplo, estar em dia com as obrigações previstas por lei além de gerar uma credibilidade muito maior para a empresa, já que ela emitirá notas fiscais e irá formalizar contratos através do CNPJ. Além disso, uma empresa formalizada evita com que suas vendas sejam limitadas e ajuda a evitar com que multas abusivas sejam cobradas.

Ao tomar a decisão de formalizar, é necessário seguir para o passo onde é necessário escolher qual será a melhor natureza jurídica para seu negócio e com um contador experiente auxiliando no processo, é possível chegar a melhor opção de uma maneira efetiva.

Tipos de atividade

Para que seu segmento seja funcional, é importante que você deixe claro para seus clientes o nicho que você está atendendo. O CNAE – Classificação Nacional de Atividades Econômicas ajuda você a compreender exatamente qual o tipo de serviço que você está lidando.

9329-8/01 – Discotecas, danceterias, salões de dança e similares

Documentos necessários

É importante que os documentos sejam entregues mensalmente para que o contador tenha total noção do como a empresa está e mantenha tudo em dia.

Assim, assuntos com fins gerenciais e tributários estarão sempre em dia e o profissional contábil pode ter um controle de tudo que está acontecendo. Entre esses documentos, estão:

  • Recibos e Contratos: de Locação, de honorários, despesas diversas e contratos;
  • Recibos de pagamento: Salário, Pró-labore, Férias, Vale Transporte (compra e entrega), outros benefícios e também Atestados Médicos de funcionários;
  • Movimentos e recibos de autônomos e Cooperados;
  • Comprovantes diversos: de despesas e de receitas;
  • Guias de Impostos ou Contribuições: INSS, FGTS, Contribuição de trabalho e Contribuições Sindicais;
  • Arquivos Eletrônicos: Arquivo na Nota Fiscal Paulista, Redução Z, Arquivos do SPED Fiscal e XML’s das notas fiscais;
  • Notas Fiscais: De entrada e saída, de serviços prestados, de compra de bens e também de conhecimentos de transporte;
  • Notas Fiscais de Concessionárias: como de Telefonia, Energia Elétrica, etc;
  • Comprovantes de pagamentos dos impostos: como a DAS, DARF, GARE e GNRE;
  • Extratos: Bancários, de Aplicações, Cartões de Crédito, Posição de Empréstimos e Descontos de Duplicatas;
  • Controle de Estoque da empresa e livro inventário ao final do período;

Natureza Jurídica

Em seguida, é necessário confirmar qual o tipo de natureza jurídica de sua empresa. Este, representa o regime jurídico em que ela se enquadra, isto é, a relação da pessoa jurídica pública ou privada com a fiscalização no determinado empreendimento, junto aos dados cadastrados na administração pública.

Informar a natureza jurídica no momento de formalizar a empresa fundamental, logo que cada uma possui maneiras diferentes de aplicação das normas. Existem várias espécies de natureza jurídica, mas às entidades empresariais, são atribuídas:

  • Sociedade Limitada: reúne dois ou mais sócios de modo a explorar atividades de produção, ou circulação de bens e serviços. Inclui-se toda empresa que contribui com moeda para formação de capital social e realização da constituição empresarial;
  • Sociedade Anônima: todas as empresas que não atribuem seu capital social a um nome específico, mas sim se dividem em ações. Essas ações podem ser transacionadas livremente. Neste caso não é necessário nenhum contrato social ou outro ato oficial como nas sociedades limitadas;
  • Sociedade Simples, ou SS: exploram atividades de prestação de serviços decorrentes de atividades intelectuais e de cooperativa. Ou seja, os sócios não exercem nenhuma atividade voltada ao comércio, e sim desempenhar suas profissões. Exemplo: contadores, advogados, cooperativas e representações comerciais;
  • Empresário Individual, ou MEI: apenas uma pessoa constitui a empresa, cujo nome empresarial deve ser composto por seu nome civil, abreviado ou completo. É a pessoa física titular da empresa, podendo constituir apenas uma em seu nome;
  • Empresa Individual de Responsabilidade Limitada, ou EIRELI: formada por somente uma pessoa, onde o capital pertence unicamente ao titular. Esse capital deve ser obrigatoriamente integralizado, e não pode ser inferior a 100 vezes o salário mínimo vigente.

Como contratar um contador?

O contador ajuda empresas de diversos ramos que precisam do auxílio desse profissional, sendo um serviço obrigatório. Indo além da obrigatoriedade, ter um contador experiente por perto pode trazer muitas vantagens, já que ele garante que a parte burocrática esteja sempre em ordem, além de saber como interpretar dados essenciais para o bom funcionamento de seu negócio.

Para contratar o profissional é preciso saber se ele exercerá uma função fixa na empresa, sendo um contador interno, mais comum em organizações de grande porte ou se prestará serviços terceirizados. Quando definir a categoria de contratação do serviço, é necessário verificar as informações que ele irá desempenhar na empresa, o que pode ir desde o momento da abertura da empresa, até uma prestação de auditoria ou consultoria.

Com esses aspectos determinados, escolher o contador certo para o seu negócio pode ser ainda mais fácil e trazer resultados positivos, como um bom retorno para a empresa.

Está buscando um contador? A Advanced Contabilidade tem um time capacitado a sua disposição. Entre em contato conosco!