Novos empreendedores costumam ter dificuldades de entender as diferenças entre empresário e empreendedor.
A princípio até pode parecer insignificante entender o conceito de duas palavras. Contudo, quanto mais uma pessoa estiver inserida no universo dos negócios, mais ela precisará das informações para conversas e aprendizados profundos.
Por isso, neste artigo, decidimos abordar e explicar de forma breve as diferenças entre empresário e empreendedor.
Acompanhe a leitura do conteúdo abaixo e saiba mais!
A definição de empreendedor
O empreendedor é quem toma a iniciativa para criar algo novo e de valor para si próprio e para atender os clientes, sendo necessário despender o seu tempo e esforço para realizar o empreendimento e garantir o seu sucesso.
É possível dizer que quem empreende normalmente recolhe as recompensas financeiras, de independência, reconhecimento social e de realização pessoal, mas também assume os riscos de insucesso do empreendimento, quer sejam financeiros, sociais ou psicológicos/emocionais.
Sendo assim, empreendedor é caracterizado como uma pessoa que organiza recursos humanos, financeiros e materiais com o objetivo de atingir algo e ser independente.
A definição de empresário
Já o empresário é aquele que exerce atividade econômica organizada para a produção ou circulação de bens ou serviços para o mercado.
Na empresa (atividade) há uma organização dos fatores da produção (capital, trabalho, terra e tecnologia). O empresário é quem se apropria e organiza esses fatores da produção, para o exercício da atividade econômica no mercado. É nessa organização que se insere o empresário, como protagonista e responsável pela atividade.
As diferenças entre empresário e empreendedor
Para entender a diferença entre ambos, é necessário recorrer às características de cada um. Como vimos antes, o empreendedor é uma pessoa com iniciativa, que planeja as suas ações, é perseverante e desenvolve produtos e serviços visando atender alguma demanda do consumidor.
Já o empresário é focado em administrar um negócio. Por isso, suas características mais comuns são: processos estruturais, planejamento e amplo conhecimento financeiro. Podemos dizer que um empresário pode ser um empreendedor ao adquirir algumas de suas características. Assim como também é possível afirmar que um empreendedor pode se tornar um empresário.
No caso do empresário, ele pode até possuir algumas das características do empreendedor. Mas suas habilidades estarão sempre voltadas para a perpetuação da empresa ou do negócio. Empresários abrem suas empresas, mas muitos compram ou herdam negócios já prontos. E desta forma, decidem administrá-los sem grandes inovações, seguindo à risca a forma como era gerenciado.
Com esse conteúdo, certamente foi possível entender as diferenças entre empresário e empreendedor. Não deixe de ler também O que devo fazer para começar a empreender?