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Investidor anjo: saiba o que é e como pode ajudar o seu negócio

Caso você esteja a procura de um investidor-anjo para a sua empresa, saiba que muitos são os fatores que envolvem conquistar um. Conseguir um investidor-anjo envolve ter um modelo de negócio inovador, com alto poder de crescimento, escalável e com altas expectativas de lucratividade. 

É importante que o empreendedor se preocupe com cada um desses detalhes. Afinal, esse tipo de investimento poderá ser o pontapé inicial que faltava para a sua empresa tornar-se um verdadeiro sucesso.

Isso porque, além de investir financeiramente em seu negócio, o investidor-anjo entrará com todo o conhecimento que acumulou ao longo dos anos. Isso significa que ele vai participar do seu negócio atuando, também, como uma espécie de mentor.

O primeiro passo para conseguir um investidor-anjo é saber, a fundo, do que se trata esse tipo de parceria. Não basta ter uma grande ideia para um negócio. É preciso ter investimento e experiência. Mas, o que acontece quando não se tem nem um e nem o outro? É aí que entra o investidor-anjo.

Investidor-anjo é, geralmente, uma pessoa física que possui recursos para investir em uma empresa. Na maior parte dos casos, é o que acontece em startups. Ou seja, esses investidores buscam empresas que apresentem alto potencial de crescimento e que estejam em sua fase nascente, começando a engatinhar. 

Além do recurso financeiro, esse investidor-anjo também traz conhecimento, sua perícia corporativa e sua rede de relacionamento. Cada um desses ganhos traz um saldo cada vez mais positivo para o seu negócio.

Ao abrir uma empresa, nem sempre o empreendedor dispõe das condições financeiras necessárias para viabilizar o seu negócio. É neste momento que surge a alternativa de procurar alguém que esteja disposto a investir no empreendimento. Dependendo do porte da empresa e do segmento de atuação, o investidor-anjo pode ser uma boa opção.

O termo “investidor-anjo” surgiu nos Estados Unidos no início do século XX. O nome foi dado em homenagem a pessoas que financiavam os custos das produções de peças teatrais da Broadway, assumindo todos os riscos e apoiando a execução. Porém, também obtendo o retorno financeiro.

Em outras palavras, o investidor-anjo utiliza os seus próprios recursos para aplicar no negócio de outros empreendedores. Geralmente, o perfil desses investidores se baseia em empresários e executivos que ainda atuam, ou já atuaram, na área em questão e que, por isso, carregam muita experiência e uma importante rede de networking.

Já o termo “anjo” é utilizado para compor essa denominação pois a participação deste investidor não se limita à aplicação financeira. É comum que esse investidor tenha participação minoritária no investimento. Ele não tem uma posição executiva na empresa, mas sempre apoia o empreendedor, através de mentorias e conselhos. 

O investidor-anjo realmente aposta em ideias, empresas e pessoas que consigam fazer com que o investimento dele gere retorno. Daí, vê-se a necessidade de lhe apresentar um bom plano de negócios, pois isso será primordial para que ele “compre” a sua ideia.

O que um investidor-anjo procura em um negócio?

Para conseguir um investidor-anjo, é necessário entender o que esse perfil de profissional procura ao investir em um negócio. A resposta é óbvia: a partir do momento em que aplica o seu dinheiro, o investidor busca lucratividade!

Por isso, os investidores-anjo tendem a dar preferência por negócios inovadores, que indiquem potencial de crescimento e façam parte de um mercado que esteja em alta e com expectativa de rentabilidade.

Leia também: Precificação: Saiba como precificar seus produtos e serviços.

No geral, startups de diferentes segmentos, como tecnologia, são as que mais costumam receber esse tipo de investimento. Além do tipo de empresa, o perfil do empreendedor também é algo que pesa bastante na escolha de qual empresa receberá, ou não, o investimento. As características empresariais mais procuradas e admiradas são:

  • Dedicação e envolvimento com o negócio;
  • Conhecimento de mercado;
  • Negócios inovadores;
  • Mercado com potencial significativo;
  • Negócio com potencial de crescimento e alta rentabilidade;
  • Valor do investimento abaixo de R$ 1 milhão.

Como funciona a dinâmica do investidor-anjo?

O investimento-anjo é, normalmente, feito por um grupo de 2 a 5 investidores. Isso acontece tanto para diminuir os riscos de prejuízo como para o compartilhamento de empenho e dedicação.

Vale destacar que a tendência mais atual e eficiente para o investimento-anjo é a designação de um investidor-líder, que será o responsável por realizar uma pré-avaliação do projeto e a negociação direta com o empreendedor. Somente após isso, o projeto será apresentado a outros investidores-anjo.

Isso faz com que o processo de investimento seja mais rápido e assertivo, visto que efetivar todo esse processo em grupo pode ser muito lento.

É claro que um investidor-líder deve ter uma remuneração por sua dedicação adicional. Porém, essa remuneração não vem em dinheiro. Mas, sim, tendo uma diferenciação na sua participação percentual do negócio. Para tanto, é necessário que ele assegure a disponibilidade de tempo para efetivar todo o processo.

Como apresentar um projeto para um investidor-anjo?

Na grande maioria dos casos, os investidores-anjo estão à procura de negócios com potencial de crescimento rápido e alta escalabilidade, com o menor custo possível. Por isso, deixe claro qual a projeção financeira da sua empresa.

Faça um detalhamento completo sobre:

  • O tempo e capital necessários para atingir o ponto de equilíbrio;
  • Os custos envolvidos no negócio;
  • A previsão de faturamento para os próximos cinco anos.
  • Com certeza o público estará interessado nessas questões. Por isso, faça projeções financeiras realistas para você conseguir defendê-las.

Além disso, também é importante que o empreendedor não caia na tentação de oferecer a proposta de um negócio único no mercado, passando a ideia de que não existe concorrência. O efeito desta ação será contrário: passará amadorismo ou falta de conhecimento sobre o mercado. E isso é extremamente perigoso.

Em vez disso, faça uma análise de concorrência e apresente os seus concorrentes. Assim, você poderá se destacar apresentando seus diferenciais em relação a eles, bem como mostrar que as soluções deles não estão atendendo a certas demandas de algum mercado.

Por último, mas não menos importante: Por mais esclarecedor que a apresentação do seu negócio seja, ela, claramente, deixará algumas dúvidas. É preciso ter em mente que o público está lá para te ouvir, entender seu negócio e perceber se você está preparado para liderá-lo. Por isso, com certeza, você será bombardeado com diversas perguntas.

Esse é um bom sinal: significa que os possíveis investidores-anjo possuem interesse na sua proposta e querem conhecê-la mais a fundo. Por isso, esteja preparado para respondê-las da maneira mais esclarecedora possível. Você precisa dominar todos os detalhes do seu negócio. Afinal, informações que não aparecem na apresentação poderão ser solicitadas na hora das perguntas.

De modo geral, não há, especificamente, um mercado que seja o mais procurado pelos investidores-anjo. Por isso, a dica é investir em modelos de negócios que sejam realmente inovadores, escaláveis e comprovem o potencial do seu crescimento. Gostou da nossas informações? Confira mais em nosso site.