Blog

Dicas, Artigos, Insights e muito mais!

Blog

Dicas, Artigos, Insights e muito mais!

O que devo fazer para começar a empreender?

como_comecar_a-empreender

om certeza, em algum momento da vida você já pensou em empreender, mas teve muitas dúvidas e sentiu que não tinha os recursos necessários? Saiba que a primeira etapa é buscar informações de como começar.

Desta forma,  seu caminho poderá ser muito mais fácil. Neste guia simples, vamos fornecer dicas importantes para abrir o seu próprio negócio. Leia o texto a seguir e confira!

O que é empreender?

Para ser um empreendedor, a pessoa precisa ser ativamente estudiosa, curiosa e observadora das possíveis oportunidades de negócios. 

Além disso, é uma pessoa que possui iniciativa para tomar decisões moderadamente arriscadas. De forma geral, para empreender é necessário  imaginar, desenvolver e realizar através de ações.

Como ser um bom empreendedor?

Muitas pessoas decidem abrir a própria empresa seguindo as tendências de mercado. A ideia é boa, mas empreender sem paixão pode ser um caminho perigoso. 

Isso porque quando não há um propósito maior, o empreendedor pode acabar desistindo nas primeiras dificuldades.

Por isso, a primeira dica é procurar algo que esteja alinhado com o que você gosta de fazer. O que, de fato, faz seus olhos brilharem? Qual área do mercado tem um grande problema que você pode sugerir uma solução? 

Faça uma lista do que você ama e avalie se dentro das suas paixões existem problemas que necessitam de soluções. Por fim, escolha um problema que pode ser solucionado através de um serviço ou produto.

Demonstre empatia

Diferente do chefe, que enxerga seus colaboradores como robôs, o líder é uma pessoa empática. 

Ele sabe que cada colaborador é um ser humano, ou seja, que tem defeitos e qualidades. O líder escuta seus colaboradores, entende suas necessidades e sempre se coloca no lugar do outro.

Desenvolva uma boa equipe

Não basta apenas ter uma ideia, é essencial ter bons recursos humanos para colocá-la em prática. É possível que inicialmente você consiga executar as atividades sozinho. No entanto, assim que a empresa começar a crescer, é essencial contratar bons profissionais para criar uma equipe de alta performance.

Ao contratar esses profissionais, você deve buscar pessoas que estejam alinhadas com o propósito da sua empresa. Quando um profissional acredita no propósito do trabalho, ele tende a ter uma atuação muito mais eficiente.

Confie no próximo

Uma das características de um bom líder é saber delegar tarefas. É preciso ter consciência que não se pode fazer tudo sozinho e que é necessário confiar no outro. 

É importante destacar, aqui, que um bom líder não delega tarefas para qualquer pessoa. Ele conhece seus colaboradores e sabe em quem realmente pode acreditar.

Seja transparente

Um bom líder sabe que é preciso ser transparente para que os colaboradores se sintam, de fato, parte um grupo. 

A união e o sentimento de pertencimento são fatores fundamentais para que o colaborador continue empenhado com o seu trabalho. Desta forma, o líder transmite todas as informações decisivas da empresa para os colaboradores.

Como iniciar um negócio próprio?

É essencial que seja feita uma pesquisa em blogs, jornais e revistas especializadas para saber como está o mercado que deseja empreender. Veja os dados de anos anteriores e procure por estimativas de crescimento.

Além disso, é importante que o empreendedor saiba quem serão seus concorrentes, como eles atuam no mercado e o que pode ser feito para promover um produto ou serviço diferente do que já oferecem.

Faça um plano de negócio

Através de um planejamento, é possível ter uma visão mais ampla sobre a empresa e o mercado no qual está inserida. 

Também detalha a questão financeira e os recursos humanos disponíveis para o desenvolvimento da empresa.

Para desenvolver o plano, é necessário juntar todos os investimentos de material, equipamento, pagamentos de funcionários e maquinário. Além disso, deve-se pesquisar também sobre o público que você deseja atingir, quem serão seus principais concorrentes, o mercado e muito mais.

Outras questões que também não devem faltar são: público-alvo, definição da marca, análise do ambiente, estratégias, posicionamento da marca no mercado, objetivos, metas e mensuração dos resultados.
Leia também Empreendedorismo por oportunidade: o que é e como fazer?