No ramo financeiro, existe um termo bastante comum que é usado pelos profissionais: o BPO. Pensando na amplitude do tema, nós preparamos esse artigo para você entender o que é e para que serve um BPO financeiro, além de conhecer 4 benefícios que ele pode oferecer.
Siga a leitura até o final e anote dicas importantes que podem ajudar você nesse assunto.
Afinal, o que é o BPO financeiro?
Vamos explicar de maneira objetiva: o BPO, ou Business Process Outsourcing, é um termo em inglês que significa a terceirização de processos de negócio. Em resumo, quando se fala em BPO financeiro, a ideia é terceirizar o processo de gestão das finanças e da contabilidade de uma empresa.
Para isso, existem diversas empresas que oferecem seus serviços para organizar a área em questão.
Para os administradores de empresas, essa pode ser a saída para desafogar as obrigações e responsabilidades e delegar as funções para uma outra empresa competente, que vai gerenciar e organizar toda a parte financeira. Dessa maneira, o administrador ganha tempo para realizar outras tarefas.
Se você está com dúvida se o BPO financeiro é o ideal para você e sua empresa, é preciso ter noção de alguns pontos.
Se você tiver poucos funcionários ou não tiver alguém com experiência nas atividades financeiras, se existirem falhas nesse processo e se as finanças são feitas de maneira manual e no papel, o BPO financeiro é altamente indicado para o seu caso.
Explicaremos a seguir como o BPO financeiro pode trazer benefícios para as companhias.
Para que serve um BPO financeiro?
O BPO Financeiro atua, antes de tudo, na identificação de quais atividades podem ser terceirizadas de maneira eficiente, atendendo aquilo que a empresa espera a partir da terceirização.
Sabendo disso, destacamos as seguintes atividades que o BPO financeiro pode desenvolver na sua empresa: controle sobre a folha de pagamento, emissão de notas fiscais, gestão de documentos e das contas a pagar e a receber, dentre outras.
4 benefícios do BPO financeiro
Um BPO financeiro feito de maneira correta pode trazer grandes benefícios para a empresa, principalmente na performance de resultados. Listamos abaixo 4 benefícios do BPO financeiro.
1 – Menos custos para a empresa
A terceirização de serviços costuma ser um caminho mais econômico e rápido para uma empresa que busca melhorar alguma área. O BPO financeiro pode trazer mais soluções por um valor que cabe no orçamento.
O importante é fazer um estudo detalhado de como encaixar esse custo nas finanças da empresa antes de contratar os serviços.
2 – Equipe especializada no assunto
Com profissionais experientes, o BPO financeiro realiza as tarefas da área com mais assertividade nos processos diários do trabalho.
Nesse ponto, o ideal é que a empresa que oferece os serviços terceirizados tenha um quadro de funcionários especializados, aumentando a eficácia dos trabalhos.
3 – Processos financeiros mais eficientes
Sabemos que as finanças e a contabilidade possuem diversos processos na realização de cada demanda. O BPO financeiro, por sua vez, traz mais eficiência em cada etapa dos trabalhos e resolve problemas complicados com mais facilidade.
A vantagem é realmente evitar dor de cabeça em cada processo com a terceirização.
4 – Apoio à gestão estratégica do negócio.
A equipe terceirizada pode ajudar no planejamento estratégico das finanças da companhia. Por estar familiarizada com o tema, os colaboradores contribuem para encontrar novos caminhos benéficos para o negócio.
Nada melhor, então, do que seguir com os serviços terceirizados.
Agora que você entende mais sobre o BPO financeiro, considere terceirizar a área de finanças e contabilidade da sua empresa para uma equipe de confiança. A Advanced Contabilidade pode te ajudar nesse processo, basta clicar aqui.