Você sonha em abrir um centro estético? Esse setor se tornou uma profissão a partir do momento em que os farmacêuticos descobriram como usar os princípios ativos para melhorar os aspectos externos do corpo, como por exemplo, pele e cabelo.
O mercado de estética, apesar da crise econômica e política que o país atravessa, não tem sido tão abalado quanto o comércio de produtos e demais setores da atividade econômica, devido à preocupação que o brasileiro está tendo com a estética, a beleza e os cuidados pessoais. Homens e mulheres, na mesma proporção, têm buscado cada vez mais novos serviços e produtos de beleza.
SOBRE O MERCADO ESTÉTICO
Existe uma diferença entre os centros de estética e clínicas de estética. É importante que o empreendedor entenda cada uma delas para iniciar o projeto correto.
As clínicas de estética exigem profissionais técnicos (médicos), além do registro em órgão específico, uma vez que nesse tipo de empreendimento realizam-se cirurgias plásticas, botox, entre outros procedimentos orientados por profissionais habilitados. Os centros de estética, não necessitam de profissionais técnicos responsáveis, mas recomenda-se que os tratamentos estéticos sejam feitos por profissionais qualificados, que nesse caso, são os esteticistas.
O setor que abrange as áreas de estética e beleza permanece em um constante crescimento. Segundo os dados de abril de 2016 da Abihpec (Associação Brasileira da Indústria de Higiene Pessoal, Perfumaria e Cosméticos), a expectativa de aumento da área de Higiene, Beleza e Cosméticos era de 30% até 2018, visto que o cuidado com a estética se tornou algo cultural ao brasileiro. Além disso, o lançamento de produtos, o avanço da tecnologia e consequentemente dos serviços, tem ajudado muito esse mercado.
OPORTUNIDADE E AMEAÇAS NO SETOR
Como oportunidade, esse mercado apresenta grandes apostas ao público masculino. Os homens têm mostrado, cada dia mais, um interesse crescente em produtos e serviços de beleza e estética. Com isso, os gastos com artigos dessa natureza têm aumentado por parte desse público. Com isso, essa oportunidade mostra um nicho de mercado importante e promissor a ser explorado por empreendedores que desejam abrir um centro estético.
Por ser um mercado em crescimento, a criação de centros de estética tem atraído cada vez mais novos empreendedores. A grande ameaça é que muitos desses concorrentes encontram-se no mercado informal e existe uma disparidade entre os preços praticados por empresas formalizadas e por profissionais informais. Além disso, o setor da beleza e estética apresenta novas técnicas a cada dia, o que exige a atenção constante do empreendedor para que ele fique ligado nas novas tecnologias e consiga satisfazer a necessidade dos seus consumidores.
TUDO O QUE VOCÊ PRECISA SABER PARA ABRIR UM CENTRO ESTÉTICO DE SUCESSO!
PLANO DE NEGÓCIOS
O plano de negócios serve para que o empreendedor tenha uma visão mais ampla sobre a empresa e o mercado no qual está inserida. No plano de negócios você irá definir assuntos como os serviços que irá oferecer. Além disso, o plano de negócios também detalha a questão financeira e os recursos humanos que você poderá contar para o desenvolvimento da empresa.
Para desenvolver o planejamento, é necessário juntar todos os investimentos de material, equipamento, pagamentos de funcionários e maquinário. Além disso, deve-se pesquisar também o público que irá contratar os seus serviços, quem serão seus principais concorrentes, o mercado e muito mais.
RESUMO DOS PRINCIPAIS PONTOS DO PLANO DE NEGÓCIO:
- O que é o negócio;
- Quais os principais produtos e/ou serviços;
- Quem serão os seus principais clientes;
- Onde será localizada a empresa;
- O montante de capital a ser investido;
- Qual será o faturamento mensal;
- Em quanto tempo espera que o capital investido retorne;
ESCOLHA O LOCAL
A localização da maioria dos negócios é um dos fatores que mais influenciam no faturamento. O ponto comercial para abrir um centro estético é uma das decisões relevantes. Dentre os diversos aspectos que o empreendedor precisa considerar ao procurar um ponto, estão: o perfil de renda dos consumidores locais; o fluxo de pessoas e veículos desta localização; as condições de acesso e locomoção, como por exemplo a distância para estacionamentos, pontos de ônibus, trem e metrô; a visibilidade da fachada do estabelecimento; entre outros.
O local ideal para se abrir um centro estético é aquele que está próximo ao centro da cidade ou em uma avenida de grande fluxo. Também é recomendável que seja em local de fluxo de pessoas com tendência a consumo, como shoppings centers ou bairros comerciais.
COLABORADORES
O número de funcionários vai depender do tamanho do empreendimento e dos serviços que você irá oferecer. Normalmente, para abrir um centro estético é recomendado:
- Auxiliar administrativo: que será responsável pelo atendimento aos clientes e agendamento dos serviços;
- Esteticista ou tecnólogo em estética: que será responsável por cuidar da saúde do corpo e da pele, voltando-se para o bem-estar físico, estético e mental das pessoas;
- Por fim, mas não menos importante, vem o proprietário: que ficará responsável pelas atividades administrativas e financeiras.
Para conseguir atuar na profissão, o esteticista deve fazer cursos técnicos, tecnólogos ou superiores oferecidos e reconhecidos pelo Ministério da Educação. A qualificação de profissionais aumenta o comprometimento com a empresa, eleva o nível de retenção de funcionários, melhora a performance do negócio e diminui os custos trabalhistas com a rotatividade de pessoal.
ESTRUTURA E EQUIPAMENTOS
A estrutura para abrir um centro estético, deve ser feita com base em muito planejamento. De acordo com a Agência Nacional de Vigilância Sanitária – ANVISA, para a implantação de um Centro de Estética, será importante o desenvolvimento de um projeto, considerando as normas e práticas de biossegurança, de forma a promover o bem-estar para clientes e funcionários. Deve-se pensar ainda na possibilidade de futuras ampliações conforme o desenvolvimento do empreendimento. A estrutura básica deve contar com um conjunto de salas e/ou divisórias, como por exemplo salas de atendimento, banheiros, recepção, sala de espera, estacionamento, entre outros.
Lembre-se: Os empreendedores que desejam abrir um centro estético precisam estar sempre preocupados com o seu público, atendendo sempre suas necessidades.
Equipamentos e avanços tecnológicos são coisas que não faltam nesse mercado. Como o seu empreendimento trabalhará diretamente com questões técnicas e manuseio do corpo humano, é imprescindível que todos os equipamentos, no momento uso, devem estar higienizados, em boas condições de funcionamento e ergonomia adequados.
Os principais equipamentos para abrir um centro estético são:
- Vaporizador;
- Aparelho de micro correntes;
- Aparelho para vacuoterapia/eletro sucção;
- Maca para depilação e massagem – fixa e portátil;
- Aparelho para terapia endérmica não invasiva;
- Aparelho para termo terapia;
- Aparelho ionizadores;
- Aparelho para peeling;
- Almofadas térmicas vibratórias;
- Mantas térmicas;
- Cadeira para massagem antiestresse;
- Carrinhos auxiliares para aparelhos e acessórios;
- Cadeira reclinável para limpeza de pele e massagem facial;
- Cadeiras para bancadas com espelho;
- Lavatórios para cabelos;
- Poltronas hidráulicas;
- Cadeiras de manicure;
- Carrinho para manicure;
- Entre outros.
Não se esqueça que também são necessários equipamentos para escritório e caixa, como computador, telefone, impressora, máquina de cartão, entre outros.
DIVULGAÇÃO E DICAS
A comunicação mais adequada é aquela que está relacionada ao seu público-alvo. Uma pesquisa de mercado, por exemplo, feita antes de montar o negócio, é uma ótima estratégia para identificar onde o seu público-alvo está e concentrar todos os seus esforços nos meios corretos.
A divulgação é um componente fundamental para o sucesso de quem quer abrir um centro estético. O empreendedor pode apostar nos meios tradicionais e apostar na elaboração de folders e flyers para a distribuição em regiões que possuem um fluxo muito alto de pessoas. Anúncio em jornais e revistas de bairro também costumam trazer um resultado positivo.
Mas, atualmente, os meios de comunicação que estão gerando bastante resultados com baixo custo de investimento são os canais digitais. Por isso, invista em um bom site: mostre todo o seu portfólio, quais são os serviços que irá oferecer, informações técnicas sobre os procedimentos e quais são seus benefícios. Aposte também na criação de perfis nas redes sociais, com atualizações de posts constantes para estabelecer uma relação entre marca e consumidor.
Como dica de negócio, destacamos que o empreendedor deverá potencializar todos os seus diferenciar para atrair e fidelizar os seus consumidores. Para isso, concentre seus esforços em entregar um bom atendimento; um ambiente limpo, seguro e silencioso; materiais esterilizados e de qualidade; proporcione bons retornos ao cliente, entre outros.
Se você investir em um planejamento detalhado, estratégia de negócios e dedicação, pode apostar que o seu serviço de paisagismo terá muito sucesso.
DOCUMENTAÇÃO NECESSÁRIA
Os documentos necessários para abrir um centro estético são simples:
- CNPJ;
- Junta Comercial;
- Secretaria Estadual da Fazenda;
- Cópia autenticada do RG e CPF;
- Folha espelho do IRPF;
- IPTU do imóvel;
- Cópia do Contrato de Locação ou Compra e Venda;
- Alvará de funcionamento;
- Entre outros documentos específicos da cidade.
Fonte do Artigo: Abertura Simples