Blog

Dicas, Artigos, Insights e muito mais!

Blog

Dicas, Artigos, Insights e muito mais!

PF e PJ: Como conciliar suas finanças pessoais e profissionais?

Finanças

Antes de mais nada, é importante deixar claro que a melhor pessoa para te ajudar nesse aspecto é um profissional da área contábil, mas apresentaremos nesse artigo algumas dicas que poderão te ajudar nesse processo de separação de “pessoas”, conciliando melhor suas finanças pessoais e profissionais!

Boa leitura!

Algumas coisas simplesmente não combinam, uma delas certamente são suas finanças pessoais e as da sua empresa. Manter essas duas separadas não apenas ajuda a reduzir os problemas, mas também simplifica muito as coisas e facilita o gerenciamento de suas finanças.

Não sabe por onde começar separando suas finanças pessoais das profissionais

Veja algumas maneiras fáceis de fazer isso:

1. Obtenha um cartão de débito ou crédito empresarial

Abrir um cartão de débito ou crédito empresarial permite que você pare de usar contas pessoais para transações comerciais e é uma maneira fácil de estabelecer uma linha clara entre despesas pessoais e comerciais.

Um cartão de crédito empresarial pode ajudá-lo a construir uma pontuação de crédito empresarial mais forte , desde que você pague suas contas em dia. Um perfil de crédito empresarial forte pode aumentar seu poder de endividamento e ajudá-lo a se qualificar para empréstimos a pequenas empresas com taxas de juros mais baixas.

2. Abra uma conta corrente empresarial

Se você deseja seriamente manter suas finanças pessoais e comerciais separadas, abrir uma conta corrente estritamente para o seu negócio é uma tarefa fácil. Se você for estrito quanto ao seu uso (junto com seu cartão de débito empresarial) para necessidades de negócios e necessidades de negócios apenas, obter uma imagem clara e completa dessas despesas quando chegar a hora do imposto torna-se uma simples questão de revisar seus extratos bancários.

3. Pague a si mesmo um salário

Você é seu próprio patrão; torne-o oficial e preencha um cheque a cada mês com sua conta corrente empresarial. Transfira isso para sua conta corrente pessoal e, a seguir, comporte-se como se estivesse trabalhando para outra pessoa. Ou seja, quando o dinheiro acabar, aperte o cinto e espere pacientemente pelo próximo pagamento. Com relação às necessidades pessoais, trate sua conta corrente comercial e seu cartão de crédito comercial como trataria um ex-empregador – como se você não tivesse controle sobre aquela conta.

4. Separe seus recibos e guarde-os

Qual a melhor maneira de demonstrar seu compromisso em manter suas despesas pessoais e comerciais separadas do que separando fisicamente seus respectivos recibos? Pense em boas pastas à moda antiga ou em pastas separadas em seu e-mail para recibos digitais. Essa prática simples ajuda você a dormir melhor sabendo que, se a Receita bater à sua porta, você está preparado.

5. Rastreie despesas compartilhadas

Uma vantagem de ser proprietário de uma pequena empresa é que muitas despesas comerciais são dedutíveis nos impostos . Levar um parceiro em potencial para um bom almoço para conversar sobre o assunto? Estocando café para seus funcionários? Escreva fora. Ao mesmo tempo, evite a tentação de usar o cartão de visita para necessidades pessoais.

6. Acompanhe quando você usa itens pessoais para fins comerciais

Todos nós gostaríamos de poder dirigir um carro da empresa e pilotar um jato da empresa. Mas para a maioria dos proprietários de pequenas empresas, o carro que leva você à academia pela manhã também é o que o leva àquela grande convenção em outro estado. A mesma coisa vale para o seu celular e qualquer item que você usa regularmente para fins pessoais e comerciais. Qualquer despesa que você possa amortizar legalmente deve ser amortizada para poupar dinheiro na hora do imposto. Seu contador pode ajudá-lo a descobrir o que é dedutível, o que não é e como manter os registros corretos.

7. Eduque seus funcionários e parceiros

Você sabe a diferença entre despesas pessoais e comerciais; agora certifique-se de que as outras pessoas envolvidas em seu negócio também o façam. Coloque todos na mesma página, comprometidos com os mesmos objetivos. Manter a disciplina é mais fácil se os outros estiverem fazendo isso com você.

No início, pode não ser fácil manter as coisas limpas e organizadas. Mas mesmo que você possa trabalhar em algumas dessas dicas em 2021, você economizará tempo e dinheiro durante a próxima temporada de impostos, uma auditoria ou até mesmo enquanto procura financiamento. 

Negócios sólidos crescem por meio de melhorias cuidadosas, e aprender a manter suas finanças pessoais e empresariais separadas é o lugar perfeito para começar.