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Precificação: saiba como precificar seus produtos e serviços

O preço de seus produtos é uma das decisões fundamentais que você tomará como proprietário de uma empresa. Afeta quase todos os aspectos do seu negócio. Seu preço é um fator decisivo em tudo, desde seu fluxo de caixa até suas margens de lucro e quais despesas você pode cobrir. 

Isso também afeta seus clientes. A sensibilidade ao preço é um dos fatores-chave para as escolhas de preços das empresas. Os clientes estão bem informados sobre suas compras agora e são sensíveis ao preço porque desejam o máximo de benefícios para seu dinheiro e tempo. 

Estudos também mostraram que pequenas variações de preço podem aumentar ou diminuir a lucratividade em até 20%, ou 50%.

É por isso que é muito fácil ficar preso em sua estratégia de preços quando você está lançando um novo negócio ou produto, mas é importante não deixar que a decisão o impeça de lançar. Os melhores dados de preços que os empreendedores podem obter são lançando e testando com clientes reais, mas você ainda precisa começar em algum lugar, com um preço que funcione. Continue lendo e saiba mais!

Como devo precificar meus produtos?

Existem muitos artigos e conselhos sobre preços de produtos. É fácil cair em um buraco negro se for a primeira vez que precifica um produto. Felizmente, existe uma maneira simples de precificar os produtos para que você venda com lucro. 

O preço abrange tudo, desde as finanças da sua empresa até o posicionamento do seu produto no mercado, com considerações como se ele é atemporal, personalizado ou um produto de tendência de curta duração. Também considere como você obtém lucro vendendo em sites de venda online. É uma decisão estratégica importante que você precisa tomar para o seu negócio, e pode ser tanto uma arte quanto uma ciência.

Mas não é uma decisão que você só pode tomar uma vez.

Se você está tentando encontrar o preço de varejo do seu produto, existe uma maneira relativamente rápida e direta de definir um preço inicial. Lembre-se, só porque é o preço que você usa para lançar não significa ser o preço que você usará para sempre.

Para definir seu primeiro preço, some todos os custos envolvidos em levar seu produto ao mercado, defina sua margem de lucro em cima dessas despesas e pronto. Essa estratégia é chamada precificação de custo mais e é uma das maneiras mais simples de precificar seu produto.

Se parece simples demais para ser eficaz, você está meio certo, mas é assim que funciona.

Porque esse modelo de precificação funciona

O elemento mais importante do seu preço é que ele precisa sustentar o seu negócio. Se os produtos tiverem um preço alto e os clientes em potencial não comprarem, você perderá participação de mercado. Se você definir um preço baixo, estará vendendo com prejuízo ou com uma margem de lucro insustentável. Isso dificultará crescer e escalar.

Há outros fatores importantes que sua precificação precisa considerar, como você está precificado em relação aos concorrentes, tendências do consumidor e o que diferentes estratégias de precificação significam para sua empresa e para as expectativas de seus clientes. 

Mas antes que você possa se preocupar com algo assim, você precisa ter certeza de que encontrou um preço base sustentável.

Leia também: Relatórios contábeis: o que são e qual sua importância.

Como precificar seu produto

Existem três etapas simples para calcular um preço sustentável para o seu produto.

1. Some seus custos variáveis ​​(por produto)

Em primeiro lugar, você precisa entender todos os custos envolvidos na entrega de cada produto. Se você encomendar produtos, terá uma resposta direta de quanto custa cada unidade, o custo das mercadorias vendidas.

Se você fabrica seus produtos, precisará cavar um pouco mais fundo e examinar um pacote de suas matérias-primas, custos de mão de obra e custos indiretos. Quanto custa esse pacote e quantos produtos você pode criar a partir dele? Isso lhe dará uma estimativa aproximada do custo das mercadorias vendidas por item.

No entanto, você não deve esquecer que o tempo gasto em seu negócio também é valioso. Para precificar seu tempo, defina uma taxa horária que você deseja ganhar com sua empresa e, em seguida, divida isso por quantos produtos você pode fazer nesse tempo. Para definir um preço sustentável, certifique-se de incorporar o custo do seu tempo como um custo variável do produto.

2. Adicione uma margem de lucro

Uma vez que você tenha um número total para seus custos variáveis ​​por produto vendido, é hora de incluir lucro em seu preço.

Digamos que você queira obter uma margem de lucro de 20% em seus produtos além de seus custos variáveis. Ao escolher essa porcentagem, é importante lembrar de duas coisas:

  1. Você ainda não incluiu seus custos fixos, então terá custos para cobrir além dos custos variáveis.
  2. Você precisa considerar o mercado geral e garantir que sua faixa de preço ainda esteja no preço geral “aceitável” para o seu mercado. Se você tem o dobro do preço de todos os seus concorrentes, pode pensar que as vendas se tornam desafiadoras dependendo da categoria do seu produto.

Quando estiver pronto para calcular um preço, pegue seus custos variáveis ​​totais e divida-os por 1 menos sua margem de lucro desejada, expressa em decimal.

3. Não se esqueça dos custos fixos

Os custos fixos são as despesas que você pagaria, não importa o que aconteça, e isso permanece o mesmo se você vender 10 produtos ou 1.000 produtos. Eles são uma parte importante da administração do seu negócio, e o objetivo é que eles também sejam cobertos pelas vendas de seus produtos.

Quando você está escolhendo um preço por unidade, pode ser complicado descobrir como seus custos fixos se encaixam. Uma maneira simples de abordar isso é pegar as informações sobre custos variáveis ​​que você já reuniu e configurá-las neste planilha de cálculo do ponto de equilíbrio. Para editar a planilha, vá para Arquivo > Fazer uma cópia para salvar uma duplicata que só pode ser acessada por você.

Ele foi desenvolvido para analisar seus custos fixos e variáveis ​​em um só lugar e ver quantas unidades você precisa vender de um único produto para equilibrar o preço escolhido. Esses cálculos podem ajudá-lo a decidir sobre o equilíbrio entre cobrir seus custos fixos e definir um preço gerenciável e competitivo.

Teste quando estiver ao vivo

Não deixe que o medo de escolher o preço “errado” o impeça de lançar sua loja. As decisões de preços sempre evoluirão com o seu negócio e, desde que seu preço cubra suas despesas e forneça algum lucro, você pode testar e ajustar à medida que avança. 

Faça uma comparação de preços para ver como suas estratégias se comparam a produtos semelhantes.

Adotar essa abordagem fornecerá um preço com o qual você pode se sentir confiante, porque o mais importante quando se trata de preços é que seus preços ajudam a construir um negócio sustentável. Após ter isso, você pode lançar sua loja ou seu novo produto, oferecer preços mais baixos em descontos e usar o feedback e os dados obtidos dos clientes para ajustar sua estrutura de preços no futuro.

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