Blog

Dicas, Artigos, Insights e muito mais!

Blog

Dicas, Artigos, Insights e muito mais!

Quais tipos de empresa existem no Brasil e qual devo abrir?

Antes de abrir uma empresa é preciso conhecer os tipos existentes e em qual deles a sua melhor se enquadra.

No Brasil existem alguns tipos diferentes, cada uma delas com sua tributação e especificações e por isso é muito importante que você faça a escolha certa, assim evitará pagar impostos desnecessários e terá um negócio dentro da sua realidade.

A princípio o que você já deve saber é se a empresa será individual ou uma sociedade, se trata-se de uma pequena, média ou grande empresa e qual o seu enquadramento.

Não existe um tipo ideal, melhor ou pior, existe aquele que se enquadra à sua realidade e às características da sua empresa, além de ser necessário conhecer os conceitos de tipos societários, portes e regimes tributários que um CNPJ pode ter.

Neste artigo, exemplificaremos melhor cada um dos tipos de empresa existentes, assim ficará mais fácil para você, empreendedor, definir qual o tipo de empresa abrir.

Boa leitura!

Tipos de empresa

Aqui você definirá qual a natureza jurídica da empresa, ou seja, o tipo societário, se você empreenderá sozinho ou com a participação de sócios.

Leia também: Preciso de um contador para abrir minha empresa?

Veja a seguir:

MEI

O MEI é o tipo mais simples de empresa, onde o empreendedor trabalha por conta própria e precisa do CNPJ para emitir notas fiscais pelo produto ou serviço oferecidos.

Essa é a maneira mais rápida e menos burocrática para começar a empreender, uma vez que todo o processo pode ser realizado pelo Portal do Empreendedor, sem a necessidade de auxílio de um contador por exemplo.

Mas atenção, esse tipo possui suas limitações, sendo elas: máximo de 1 funcionário por CNPJ, a empresa não pode ter renda bruta anual superior a R$ 81 mil e o dono não pode ser sócio em outras empresas.

Se a sua empresa atende a todos esses requisitos, essa pode ser uma excelente forma de começar a empreender, principalmente pelo fato de a tributação ser realizada através de uma única guia e com valores menores com relação aos demais tipos.

EIRELI

Empresa Individual de Responsabilidade Limitada, esse tipo de empresa possui forma de sociedade, porém não há necessidade de sócios, sendo o único dono 100% responsável pelo negócio.

No entanto, assim como no MEI, também possui algumas limitações. Para abrir uma EIRELI é necessário investir um capital social superior à 100 salários mínimos vigentes e graças a isso, o patrimônio do empreendedor pessoa física é separado da pessoa jurídica.

Diferentemente de um EI (Empreendedor Individual), onde também não há necessidade de sócios e nem da existência de um capital social para início da atividade, porém não é possível separar pessoa física e jurídica, o que significa que seus patrimônios podem ser tomados em caso de dívidas empresariais.

SOCIEDADE EMPRESÁRIA LIMITADA (LTDA.)

Tipo societário mais comum e adotado pelos empreendedores que possuem sócios.

Um dos motivos é pelo fato de ser aceito incluir (e retirar) outros sócios através de um Contrato Social, e também pelo fato de os bens pessoais dos sócios não serem tomados em caso de dívidas empresariais, uma vez que a responsabilidade é limitada ao capital social da empresa.

SOCIEDADE SIMPLES

Tipo de empresa indicado para profissionais da mesma área que atuam de forma conjunta na empresa, como por exemplo, médicos em uma clínica.

Existem duas modalidades, Sociedade Simples Limitada e Sociedade Simples Pura, sendo a diferença entre elas a separação ou não dos patrimônios da empresa com os bens pessoais dos sócios, respectivamente.

SOCIEDADE ANÔNIMA (S.A.)

Este é um tipo diferente de sociedade, uma vez que seus sócios não entram com cotas, mas sim dividindo o capital da empresa em ações, sendo chamados de acionistas.

Os acionistas tem liberdade de comprar e vender essas ações como preferirem e dentro desse tipo de sociedade existem duas modalidades:

  • Capital aberto: vende suas ações na bolsa de valores;
  • Capital fechado: vende suas ações para sócios já envolvidos ou convidados.

SOCIEDADE LIMITADA UNIPESSOAL

É uma opção interessante para empreendedores que desejam empreender sozinhos pois não exige a adição de sócios como na LTDA e nem um investimento alto como na EIRELI.

Além disso também protege o patrimônio pessoal do empreendedor.

Conseguiu identificar a melhor opção para a sua empresa? Esperamos que sim!

Se precisar de ajuda com o processo de abertura, não hesite em nos consultar, será um prazer lhe ajudar durante essa jornada!