Todo negócio exige um investimento inicial, mas é comum que empreendedores iniciantes não saibam como definir este valor que é muito importante para que uma empresa consiga sair do papel e possa seguir em produtividade até começar a lucrar.
Para conseguir definir um valor exato de investimento inicial para abrir empresa, você precisará realizar muitos cálculos.
É muito importante criar uma planilha e ela ser dividida por abas em três tópicos: investimento fixo, investimento pré-operacional e capital de giro.
Continue a leitura a seguir e entenda melhor cada etapa do processo!
O que é investimento fixo?
Nesta aba da planilha, é possível descrever todo o investimento que será necessário para obter uma infraestrutura para abrir sua empresa. Por exemplo: gastos com maquinários; equipamentos eletrônicos; móveis; decoração; estoque; veículos.
Tudo deve constar com os seus respectivos valores. Para que a planilha fique ainda mais precisa, coloque o tipo de item que você precisará, a quantidade, o valor unitário e o valor total.
O que é investimento pré-operacional?
Nesta parte, você deverá mensurar o valor necessário das suas ações para que sua empresa comece a funcionar.
Como, por exemplo, o valor do treinamento dos colaboradores, o registro da sua marca, valor da estratégica de marketing que será necessária para que as pessoas conheçam sua empresa, o valor do site, aquisição de sistemas de gestão e por aí vai.
Como funciona o capital de giro?
Deve ser definido o valor que será necessário gastar mensalmente para que a empresa possa funcionar.
O cálculo do capital de giro deverá considerar pontos como: salários dos colaboradores, contas essenciais como água, luz, internet, impostos, pagamento dos fornecedores, custos para reposição do estoque.
Além disso, também é fundamental pensar em uma reserva emergencial de pelo menos 5% sobre o total do seu capital de giro.
Há três formas de você calcular o capital de giro necessário para a sua empresa, mas vamos explicar a mais importante para quem está começando a empreender: cálculo de capital de giro por necessidade (NCG) que define quanto sua empresa necessita para funcionar.
Basicamente, o cálculo deve ser feito considerando o total de contas a pagar (CP), subtraindo as contas a receber (CR) somadas ao valor do estoque (VE).
A fórmula é esta: NCG = CP – (CR + VE)
Como conseguir um capital de giro?
É aconselhável que você guarde de 50% a 60% do valor investido inicialmente para o seu capital de giro, que pode ser captado do seu próprio investimento, com aporte dos sócios ou com empréstimo.
Com esse artigo ficou fácil entender que para o investimento inicial de uma empresa é necessário definir investimento fixo, investimento pré-operacional e capital de giro.
Somando os valores, é possível saber qual deve ser o investimento para abrir um negócio com maior segurança.
Se precisar de uma Contabilidade para te ajudar na abertura da sua empresa, conte com a Advanced Contabilidade, visite o nosso site e conheça os nossos serviços!