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Saiba como registrar uma marca adequadamente

Saiba como registrar uma marca adequadamente

O processo de aplicação da marca registrada pode ser concluído em quatro etapas simples, mas todo o processo de aprovação pode levar seis ou mais meses. As taxas associadas ao aplicativo básico podem ser bem elevadas, mas os custos diretos totais podem ser muito mais altos, especialmente se a marca registrada abranger várias classes (mais sobre isso depois) e se um advogado estiver envolvido.

Embora a papelada do pedido de marca seja relativamente simples, é importante dedicar seu tempo e fazer sua pesquisa. Solicitar uma marca comercial não garante que você a terá, os pedidos de marca passam por um processo de revisão completo. As taxas de arquivamento não são reembolsáveis ​​se sua inscrição for negada. 

Veja a seguir como começar!

Decida se você precisa de uma marca registrada

O uso de um nome comercial fornece automaticamente alguma proteção de marca registrada, mas geralmente apenas se uma empresa puder fornecer a documentação de que foi a primeira empresa a usar o nome no setor específico (também chamado classe). Essas disposições do direito consuetudinário geralmente se estendem apenas a área geográfica local onde o nome é usado. 

Além disso, entrar com um processo federal de violação de marca registrada se alguém roubar ou usar indevidamente um nome só será possível se uma empresa tiver registrado uma marca registrada.

O registro de uma marca comercial confere ao proprietário direitos exclusivos para usar o nome em conexão com a classe de bens ou serviços para os quais o nome está registrado e deixa claro quem é o proprietário do nome de fato, tudo ao nível nacional. O registro de marca também facilita solicitar o registro de marca em outros países e lhe dá o direito de entrar com um processo no tribunal federal para fazer valer sua marca. 

Pesquise por marcas existentes

Use o Sistema de Pesquisa Eletrônica de Marcas Registradas do escritório de patentes, para localizar marcas existentes de natureza semelhante a um nome ou marca desejada. Isso deve ser feito antes de solicitar uma marca registrada, porque não será registrado sua marca se for provável que seja confundida com uma marca existente.

Recomendamos pesquisar não apenas o nome exato, mas também quaisquer variações e nomes semelhantes, pois qualquer semelhança existente provavelmente resultará na rejeição do aplicativo. 

Prepare o registro

Uma inscrição requer muito esforço para se preparar, portanto, garantir que a inscrição seja o mais completa possível é quase tão importante quanto verificar se um nome ou slogan ainda não foi usado.

A preparação de um registro requer as seguintes informações:

Nome, endereço e dados pessoais da entidade que deposita a marca. Pode ser uma pessoa física ou jurídica.

• O nome (também conhecido como “marca de caractere padrão”) que você deseja proteger. Você também pode registrar um nome conforme mostrado em uma determinada cor, estilo ou fonte (uma “marca de forma especial”), mas se você seguir esse caminho, sua marca registrada protegerá apenas aquela representação específica de seu nome.

• Produto (s) ou serviço (s) que o nome abrangerá. Você precisará descrever seu produto e serviço e também identificar a classe em que se enquadra. Você pode registrar sua marca em mais de uma classe, mas pagará taxas adicionais. 

Se houver uma descrição precisa do seu produto ou serviço na coluna “descrição” dos resultados da pesquisa, copie essa descrição literalmente; caso contrário, você terá que escrever sua própria descrição. 

A base para o depósito: “no comércio” ou “pretendo usar”, dependendo se a marca já está em uso ou não. Se a base para o arquivamento estiver “no comércio” (já em uso), você precisará de provas, como o rótulo do produto. Se a base para o depósito for “pretendo usar”, sua prova de eventual uso pode ser fornecida mais tarde.

Fundos apropriados com base no status do depósito e no número de classes sendo registradas. As inscrições devem ser datadas e assinadas. Se não houver oposição, sua marca será registrada. Se sua marca for contrária, pode ser necessário contratar um advogado de marcas para defendê-la e proceder.

O que uma marca registrada faz pela sua empresa

O registro de uma marca permite que uma empresa ou proprietário da marca tenha direitos exclusivos de usar o nome em todo o país em associação com produtos e serviços para os quais o nome foi registrado. Isso desencoraja os concorrentes de usar o nome ou criar nomes com sons semelhantes para enganar as pessoas e oferece uma via legal para se proteger contra imitadores que fazem esse tipo de movimento obscuro e dissimulado.

A credibilidade associada à propriedade de uma marca comercial e a possibilidade de usar legalmente o símbolo ® ao lado de um nome também são bons motivos para criar uma marca comercial.

Limitações de uma marca registrada

As marcas registradas têm algumas limitações. A responsabilidade recai sobre você, o proprietário da marca registrada, de estar atento aos infratores de marcas registradas e tomar medidas contra eles

Se não for renovada, a marca registrada expira após 10 anos. As marcas registradas não podem substituir os registros de empresas ao nível estadual e não são registros fiscais no governo federal. Além disso, uma marca registrada protege seu nome apenas se usada para as classes de produtos e serviços identificados em seu aplicativo. 

Se você quiser expandir para outros tipos de bens ou serviços, precisará preencher outro formulário.

Classes de marcas registradas

Se você usar seu nome para mais de um tipo de bens ou serviços, pode ser necessário registrar sua marca em várias classes. O registro de uma marca comercial com diferentes classes ou designações de uso exigirá taxas adicionais para cada classe registrada.

Por exemplo, se uma cervejaria com o nome “Evergreen” quiser registrar o nome na classe dos álcoois, mas também produzir cerveja, pode ser necessário adicionar uma listagem na classe das cervejas e bebidas.

Lembre-se de que o registro de uma marca só protege seu nome na classe em que você o registrou. Outras pessoas ainda podem usar seu nome para produtos ou serviços que se enquadram em classes diferentes. É por isso que às vezes você vê dois produtos ou marcas completamente diferentes com o mesmo nome.

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